tag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post8837330716004403420..comments2024-02-02T10:31:13.749-03:00Comments on MIL MANEIRAS Estimulação Pedagógica: Didática para Deficientes Intelectuais na Sala de AulaSueli Freitashttp://www.blogger.com/profile/00501362365146613893noreply@blogger.comBlogger55125tag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-51962458778659940592021-07-04T19:54:06.627-03:002021-07-04T19:54:06.627-03:00Boa noite Sueli, com a graça de Deus, encontrei o ...Boa noite Sueli, com a graça de Deus, encontrei o seu blog e quero agradecer imensamente por tua dedicação neste trabalho. Estou com um aluno com Síndrome de Angelman apenas no módulo on-line, e gostaria, se possível, que me informasse que tipo de atividades poderia trabalhar com ele. Desde já agradeço. Um grande abraço.Eliane Bersaguihttps://www.blogger.com/profile/07587757318244479114noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-1257165980261042262021-04-24T21:40:19.095-03:002021-04-24T21:40:19.095-03:00oi tudo bem? tenho uma prima de 10 anos portadora ...oi tudo bem? tenho uma prima de 10 anos portadora da sindrome de algeman,atualmente ela vem tendo crises, se mordendo, ficando muito nervosa, temos que seda-la para ela parar de se machucar tanto, eu queria saber se voce sabe algum lugar que entenda sobre essa sindrome? porque aqui estamos meio perdidosAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/05315932309931233224noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-30730109115028782112019-08-10T21:56:29.818-03:002019-08-10T21:56:29.818-03:00Olá sou professora de uma criança com síndrome de ...Olá sou professora de uma criança com síndrome de Angelman ela se comunica mas não aceita os estímulos, não sei exatamente como trabalhar qual material usar.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17155844391279409682noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-44733117895100987172019-05-09T11:27:29.052-03:002019-05-09T11:27:29.052-03:00oe bom dia sou tenho uma aluna com hidrocefalia co...oe bom dia sou tenho uma aluna com hidrocefalia com 17 anos,cadeirante válvula no cérebro,e um braço atrofiado da direita e baixa visão tem dificuldade em memorizar e a ler..quais as atividades e boa.michellehttps://www.blogger.com/profile/13872412108598705635noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-47182268859159800422019-02-05T11:09:42.757-02:002019-02-05T11:09:42.757-02:00Bom dia! Sou mãe de um menino de 13 anos com DI. E...Bom dia! Sou mãe de um menino de 13 anos com DI. Ele está na 6º ano agora. Amei suas orientações! Obrigada!Ana Lúciahttps://www.blogger.com/profile/01242256800318110841noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-21980552642398921712017-10-02T19:44:35.535-03:002017-10-02T19:44:35.535-03:00Oi vou começar com alunos de deficiência intelectu...Oi vou começar com alunos de deficiência intelectual adultos gostaria de algumas dicas de atividades vivianedeoliveira35@gmail.com se puder me ajudar agradeçovivianehttps://www.blogger.com/profile/01782867077047567284noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-15388919998547636982017-08-25T21:38:40.764-03:002017-08-25T21:38:40.764-03:00Olá,amiga! O chaveiro é uma ótima ideia.
Você já ...Olá,amiga! O chaveiro é uma ótima ideia.<br /><br />Você já tentou ver o que ele conhece sobre os conteúdos básicos (noções de grande e pequeno, igual e diferente, largo e estreito, comprido e curto, áspero e liso, maior e menos, alto e baixo)?<br />Se não tentou ainda, tente. Você pode encontra com professores da Pré-Escola ou Educação Infantil ou no Google. Use figuras bem coloridas, objetos da sala de aula ou coisas que você já percebeu que ele gosta. <br />Sem saber bem estar noções, não adianta querer alfabetizar. Mas, se preferir, suba esta página e conte 4 fotinhos minhas. Logo após essas fotinhos, você encontrará a resposta a uma profª que tem algumas atividades sobre o seu pedido. É só selecionar e copiar.<br />Obrigada por entrar em contato e bom trabalho. Se não conseguir encontrar, envie seu e-mail que te mando.Sueli Freitashttps://www.blogger.com/profile/00501362365146613893noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-79532913842429066442017-08-25T17:16:58.291-03:002017-08-25T17:16:58.291-03:00Boa tarde! Sou professora de apoio, meu aluno tem ...Boa tarde! Sou professora de apoio, meu aluno tem 16 anos, cursando o 6º ano do fundamental, não oraliza,não é cadeirante mas para marchar precisa de apoio e sua deficiência são múltiplas: DI, PC, Síndrome de Angelman e outras. Encontro dificuldade em elaborar atividade adaptada, pois o mesmo não é alfabetizado. Então confeccionei um chaveiro de comunicação. Estou no caminho? Me orienta por favor!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-44664034542042019802017-05-17T21:27:03.588-03:002017-05-17T21:27:03.588-03:00A Síndrome de Angelmam é raríssima e sua incidênci...A Síndrome de Angelmam é raríssima e sua incidência de 1 para cada 20.000 nascidos. No entanto, devido ao diagnóstico tardio, podem ser mais. A ausência de fala e problemas motores são fatores fundamentais que a definem.<br /><br />A professora poderia tentar com figuras de ações como levantar, sentar, ir ao banheiro, escrever, pintar, ir ao parque, como se faz com autistas moderados e sempre seguidos da ação. Mostrar a figura e faça a ação com a criança para que entenda o que está querendo dizer. Depois das ações do dia, você pode trabalhar com alimentos, sucos, frutas, brinquedos etc Fazer um cartaz para que possa se comunicar com a professora ou um colega e estes com ela. Fazer também pequenas placas com as mesmas figuras para colocar sobre a carteira dela e ensine que, quando ela quiser alguma coisa, basta mostra-lo para a professora ou para um coleguinha. Quando estiver com algum repertório, começar com uma outra lista, como cores, grande e pequeno, dentro e fora etc. Na verdade, a professora deverá ensinar a linguagem para essa criança.<br /><br />Mas não esperar uma aprendizagem rápida. Ter paciência e ser persistente é a única solução.<br /><br />Por hora, é do que me lembro. Vou dar uma pesquisada e se encontrar algo novo te envio.<br />Sueli Freitashttps://www.blogger.com/profile/00501362365146613893noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-14527959624509466432017-05-17T10:15:51.835-03:002017-05-17T10:15:51.835-03:00Olá bom dia.. Será que pode me ajudar nessa questã...Olá bom dia.. Será que pode me ajudar nessa questão ?<br />De que forma a professora poderia encaminhar seu<br />trabalho, considerando as especificidades da Síndrome de<br />Angelman?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-74641119832854258282017-05-10T15:26:48.053-03:002017-05-10T15:26:48.053-03:00Olá, amiga! A Sindrome de Algeman é como todas as...Olá, amiga! A Sindrome de Algeman é como todas as outras que provocam a deficiência intelectual. As crianças possuem um cérebro que funciona mais lento que o dos sem deficiência. Precisam de muita repetição, trabalho com materiais concretos e muita, muita paciência dos adultos que a educam. Os resultados aparecem, mas não são rápidos. No caso de sua aluna, o problema é que ela não fala. Mas você pode trabalhar com ela com colagens, como eu faço com o garoto com Paralisia Cerebral, mostrando o que significa apontar, marcar etc, se ela entende o que você fala.<br /><br />Pode também copiar os exercícios de coordenação motora que tenho passado para o garoto que atendo e estão no blog. Os materiais são simples, feitos com embalagens de iogurte, de remédio, de cones velhos e que estava num saco plástico lá em casa. E você pode criar outros com o que você tiver a mão, como tubos de papel higiênico e aqueles de papel alumínio, caixas de fósforos etc. Se você viu sua resposta nos comentários, suba uns três comentários (respostas do dia 15-3-17) e lá tem escrito uma série de outras atividades que você pode fazer com ela e ensinar algumas noções importantes nessa idade. São 4 respostas seguidas (uma com fundo em branco e três com fundo rosa) e copie do branco para o rosa para ficar na ordem). Tem a minha permissão.<br /><br />Os exercícios que apresento no blog, embora esteja escrito que foi aplicado para esta ou outra síndrome, é sempre o mesmo. Pois não é o nome da síndrome que importa, mas a idade, as dificuldades que a criança pode apresentar e o que ela pode realizar. Ok?<br /><br />Espero que tenha lhe ajudado e se tiver alguma dúvida, sabe onde me encontrar. Bjs<br /><br />Sueli FreitasSueli Freitashttps://www.blogger.com/profile/00501362365146613893noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-86454943591646248282017-05-09T17:12:11.741-03:002017-05-09T17:12:11.741-03:00Ola sou professora de educação infantil atualmente...Ola sou professora de educação infantil atualmente tenho um aluno de 4 anos anos que tem a Síndrome de Angelman gostaria de sugestões de como prosseguir meu trabalho com ele, uma vez que ele não fala e tem muita dificuldade motora.Luanahttps://www.blogger.com/profile/09950043799135698133noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-21236655138226537362017-03-30T22:10:43.753-03:002017-03-30T22:10:43.753-03:00Olá, Rosangela.
Você já descobriu a deixa: as imag...Olá, Rosangela.<br />Você já descobriu a deixa: as imagens. E você pode criar um mundo de atividades como quebra-cabeças, propor que criem histórias, caça-palavras para nomear objetos dessas figuras, criar cruzadinhas Pareamento de nomes e figuras (ex: montanha e a palavra), trabalhar os rios com um mapa, os estados ou países num mapa-mundi, e pode inventar inúmeros jogos relacionando as figuras da sua disciplina com palavras que os nomeie ou com suas definições. Acredito que você seja bastante criativa. Boa sorte.<br />Sueli Freitashttps://www.blogger.com/profile/00501362365146613893noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-89694003663897884452017-03-30T21:59:09.104-03:002017-03-30T21:59:09.104-03:00Querida, você está fazendo o correto. Só não cobre...Querida, você está fazendo o correto. Só não cobre nas provas, o mesmo que cobra para os não DIs, pois não é justo. Você pode trabalhar o que quiser com eles, desde que seja o mais concreto possível. Eles gostam muito de figuras coloridas e com elas, você pode criar um mundo de atividades como quebra-cabeças, propor que criem histórias, caça-palavras para nomear objetos dessas figuras, criar cruzadinhas etc.Sueli Freitashttps://www.blogger.com/profile/00501362365146613893noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-19228526930197170692017-03-30T21:52:36.684-03:002017-03-30T21:52:36.684-03:00NOÇÕES MAIS DIFÍCEIS
1-LARGO E ESTREITO – na maio...NOÇÕES MAIS DIFÍCEIS <br />1-LARGO E ESTREITO – na maioria das vezes conhecem como grande ou fino. Alguns exercícios podem ser:<br /><br />a) Usar 4 mesas ou cadeiras com pesos em cima para não se moverem. Duas com espaço largo entre elas e outras duas que permitam uma passagem com mais dificuldade. E fazer as crianças passarem pelas duas e depois dizer qual foi a mais dificultosa. Só então, o professor ensina a nomenclatura.<br />b) Usar 2 peças de roupa (camisetas ou agasalhos) do mesmo tamanho e exatamente iguais, mas com numeração maior e menor que as da criança (s) de sua turma. Cada criança as veste (ou tenta) e diz porque conseguiu ou se não conseguiu, já usando a terminologia apropriada.<br /><br />c) Usar 2 pedaços de tecido (fita, jornal, etc) um largo e outro estreito. E mostrar a diferença.<br /><br />2-NOÇÃO DE ENTRE – muitas vezes, as crianças sabem o é “estar no meio”, mas como o termo “entre” é pouco utilizado em casa ou na conversa com outras crianças, elas desconhecem o termo. O que se deve marcar é que esse “meio” não precisa ser exatamente na metade e que não precisa ser, obrigatoriamente, uma coisa só. Doo mesmo modo, usando o corpo e promovendo experiências podemos:<br /><br />a)Na classe ou na quadra, dizer que amigos estão, por exemplo, entre o João e a Maria. Ou entre ela e o João. Ou ainda entre o primeiro da fileira e o último.<br /><br />b)Coloque 2 objetos grandes (mesa e cadeira) e coloque 3 ou 4 crianças entre eles e pedir que uma criança diga que colegas estão entre os objetos escolhidos. Também pode ser o contrário, as crianças são os pontos de referência e uma cadeira, mochila, livro entre elas. Da mesma forma, uma criança poderá dizer que coisas estão entre as crianças. Use uma quantidade de objetos para cada participação individual ou em grupos.<br /><br />3-NOÇÃO DE ALTO OU PARTE DE CIMA E BAIXO OU PARTE DEBAIXO EM UM PLANO (folha ou caderno) – esta é uma das posições menos trabalhadas tanto em casa como na escola, porque todos sabemos que elas conhecem bem o que é para o alto ou para cima e seu oposto, baixo ou para baixo, descer e subir. No entanto, ao escrever, existem movimentos para cima e para baixo, mas no plano. E quando para as letras mais longas dizemos para cima e para baixo, elas ficam confusas porque tudo muda de figura. Elas jogam a bola para o alto, mas não é o mesmo alto do caderno ou da folha. Quando a bola cai, vai para baixo, para o chão, que também não é o baixo do caderno ou da folha. Quando escrevemos na lousa e afirmamos que é para cima e para baixo, é a mesma coisa. E isto precisa ficar bem claro para cada criança. Temos que falar a nomenclatura correta e mostrar a diferença para que vá percebendo aos poucos.<br /><br />4-NOÇÃO DE DIREITA E ESQUERDA – Costumamos dizer que a “direita” é a mão que seguramos o lápis e a “esquerda”, a que não seguramos. Neste caso é compreensível para os destros e confuso para os canhotos. Podemos também, mostrar o funcionamento de um relógio de ponteiros porque todos andam sempre no mesmo sentido e assim, marcamos a direita. Somente quando os ponteiros estão no sentido contrário, apontam para a esquerda. Marcar bem essas posições. <br /><br />Mas, há um outro problema, quando uma criança está de frente para a outra. Embora a direita seja sempre a direita, parece esquerda, porque estão em posições opostas. Neste caso, o melhor é trabalhar isso, diante de um espelho grande, proporcionando que todos possam experimentar em si mesmas essa diferença.<br /><br />Depois de trabalhado como experiências concretas, trabalhar em caderno ou folha fica mais fácil. Use muitas figuras maiores e coloridas nos exercícios escritos<br />Sueli Freitashttps://www.blogger.com/profile/00501362365146613893noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-85678720614906919092017-03-30T21:50:52.566-03:002017-03-30T21:50:52.566-03:00NOÇÃO DE LONGE E PERTO
Estas brincadeiras podem se...NOÇÃO DE LONGE E PERTO<br />Estas brincadeiras podem ser feitas dentro da sala. <br />a)Escolha um objeto qualquer e mostre aos alunos. Escolha uma criança que sai da sala momentaneamente e esconda o objeto num lugar que possa ser encontrado. Ao ser chamada de volta, ela deve encontrar esse objeto. As demais crianças podem ajudar como guia, dizendo apenas “longe ou perto”. Se preferir, escolha uma criança para esse papel. Depois reveze.<br /><br />Pode pedir a uma criança que diga o nome de uma criança (objeto escolar, um utensílio da sala, uma peça de roupa, etc ) que está perto de si. A criança seguinte deverá dizer as mesmas coisas, mas que estão longe dela. E assim vai até que todos participem, ou até que mantenham o interesse.<br /><br />c)Jogar uma bola para um alvo perto ou longe<br /><br />d)Jogar uma bola contra uma parede e dizer se a ela parou perto ou longe da criança que a jogou.Sueli Freitashttps://www.blogger.com/profile/00501362365146613893noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-20208539376299397432017-03-30T21:38:44.381-03:002017-03-30T21:38:44.381-03:00O aprendizado do espaço é o tipo de aprendizagem q...O aprendizado do espaço é o tipo de aprendizagem que depende “apenas” da própria criança, ou seja, é algo que se aprende, mas que não pode ser ensinado por ninguém, nem pelos pais, nem por professores, pois depende de sua própria percepção e de suas próprias experiências. O espaço é conquistado desde o momento em que a criança senta e começa a tentar pegar um brinquedo que ela quer e que não está próximo a seu corpo. Quando andar e bate a cabeça numa mesa ou esbarra num móvel, aprende a lidar com o espaço. Quando corre de um lado para o outro sem esbarrar em ninguém ou em qualquer obstáculo no caminho é porque já aprendeu a lidar com ele. O que é possível fazer é criar oportunidades para que isso aconteça fazendo-a usar o corpo e experimentar.<br />Algumas crianças estão acostumadas com as palavras “põe e tire”, em vez de “dentro e fora”.<br />Verifique se conhecem ou não pedindo alguma coisa (caderno, estojo, folhas, lápis, brinquedos, ou outro objeto qualquer etc) que guardem ou peguem na mochila, num armário ou numa caixa. Se não conhecerem, mostre a eles, frisando bem a nomenclatura.Uma dessas oportunidades é brincar.<br /> <br />a)Brincar de andar, correr e saltar, acompanhado de músicas infantis (por reforçar o vocabulário), mas também podemos não usar, desde que haja um outro objetivo a ser atingido, mas sempre usando o vocabulário que se quer que aprendam.<br /><br />b)Brincadeiras legais como as do “coelhinho sai da toca”, de “lenço atrás”, do “cabo de guerra” que em vez da linha divisória pode ter um círculo ou um quadrado, são brincadeiras que as crianças gostam e que trabalham essas noções. <br />c)Caixas táteis com vários objetos onde a criança precisa colocar a mão e dizer que o nome do objeto pego e tirá-lo para fora e verificar se acertou ou errou.<br /><br />d)Em duplas, frente a frente e mãos entrelaçadas em torno de um círculo empurram o oponente para dentro do círculo. Se conseguir, grita “dentro” e troca de lugar com seu parceiro que repete a façanha.<br /><br />e)Formar um círculo no pátio e alguém ir para dentro dele para fazer alguma coisa, como cantar, recitar, pagar prenda etc. <br />Sueli Freitashttps://www.blogger.com/profile/00501362365146613893noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-85332516767141093602017-03-28T22:09:50.802-03:002017-03-28T22:09:50.802-03:00ola sou professora de geografia, tenho uma aluna n...ola sou professora de geografia, tenho uma aluna no sétimo ano com D.I., gostaria de receber sugestões de como trabalhar com ela, uma vez que ela tem mais facilidade de entender imagens.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17159415558405405968noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-31425721111244388492017-03-28T09:36:06.170-03:002017-03-28T09:36:06.170-03:00bom dia eu tenho dois alunos com deficiencia intel...bom dia eu tenho dois alunos com deficiencia intelectual e estão no quinto ano sabem ler e escrever eu adapto algumas atividades para eles realizarem dentro da sala de aula mas gostaria de algumas ideias que posso trabalhar com eles.Fannynoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-8632732385413883302017-03-15T08:06:31.882-03:002017-03-15T08:06:31.882-03:00Mando algumas sugestões do que pode ser trabalhado...Mando algumas sugestões do que pode ser trabalhado nessa faixa de idade:<br /><br />PAREAMENTOS de figuras, de sons (com caixas de fósforos, vidrinhos de remédio e grãos de feijão ou arroz em quantidades diferentes), de tamanho (tubos de papel higiênico pintado e recortado em alturas diferentes), de formas (quadrados, círculos e retângulos), e de cores (feitos com papel cartão nas cores primárias ou com tampinhas de refrigerante pintados ou colados). A criança tem que juntar os iguais.<br /><br />DIFERENÇAS - de posição, forma, tamanho, cor, dependendo do que está trabalhando para que comece a observar os detalhes (coisa que passam despercebidos para eles) e sempre com 2 ou 3 figuras iguais e uma diferente.<br /><br />RECORTES- com as mãos (caso não tenha problemas motores graves que a impeçam) e colagem aleatória desses recortes.<br /><br />Exercícios de coordenação motora:<br /><br />- de preensão ; pegar objetos (dos grandes para os pequenos) até terminar nos minúsculos. Dados um de cada vez até que não apresente dificuldades. Se for fácil demais, passe logo para outro mais difícil. Se for difícil, para outro mais simples e assim com tudo.<br /><br />- coordenação motora - comece pela grossa (riscar, pintar com borrões, empurrar cadeira, caixas (primeiro as bem leves e aos pouco, vá colocando algum peso) e assim vai...Transportar um copo, jarra, bacia com água, apagar a lousa, passar por baixo de uma mesa, de uma cadeira. Trace uma linha com giz no chão e faça-o andar sobre essa linha - verifique se ele anda reto ou se desequilibra. <br /><br />- coordenação fina (desenhar traços horizontais, verticais, inclinados) até que faça bem. Depois, as bolinhas, quadradinhos, triângulos e assim por diante. De tempos em tempos, volte ao início, mas desta vez, usando 2 ou 3 movimentos. Ex: traço horizontal, bolinha ou traço vertical. etc isto a prepara para a escrita e melhora o grafismo. Verifique no grafismo (desenhos que ele faz se aparecem círculos, quadrados, ou outra forma qualquer) e se eles são casuais ou intencionais.isto é importante pois mostra se ele está se desenvolvendo.<br /><br />- Jogos de montar e encaixar - casinhas, lego etc - são ótimos. Quebra cabeças com uma figura de apoio e outra recortada também são ótimos. Pode usar qualquer figura engraçadinha com bichinhos, flores, cenas e assim por diante. mas, tudo aos poucos e passando para outro quando ela souber bem.<br /><br />Tem ainda as atividades artísticas com: pinturas, colagens (com diversos tipos de materiais que vão do papel, grãos de todos os tipos, macarrão grandes e pequenos, areia colorida, algodão, tecido grossos e finos, casca de ovo, raspa de lápis).<br /><br />Espero que tenha gostado e que possa aproveitar estas ideias. Caso precise de mais, é só pedir e você já sabe como.<br />Sueli Freitashttps://www.blogger.com/profile/00501362365146613893noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-26282558123139497242017-03-12T22:36:58.092-03:002017-03-12T22:36:58.092-03:00Boa noite Sueli
Sou professora e auxilio uma sala ...Boa noite Sueli<br />Sou professora e auxilio uma sala de pré II. Tenho uma aluno com paralisia cerebral e outra com síndrome tuberosa. Que tipo de atividade posso trabalhar com eles, para desenvolver a coordenação motora, noção de espaço, percepção (áudio e visual), identidade,etc? Obrigada.<br />At. Monica Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-44381711337128667072016-10-23T22:51:06.888-02:002016-10-23T22:51:06.888-02:00Trabalhe com essa aluna como se tivesse realmente ...Trabalhe com essa aluna como se tivesse realmente essa idade mental e esquecendo os 7 anos cronológicos. Exercícios de rabiscar e jogos próprios para essa idade, ajudam essa criança a ir se desenvolvendo. Se der atividades para os 7 anos que ela tem, ela não entenderá o que você quer e não resolve o problema nem seu, nem dela. Procure um programa do maternal e siga esse programa com ela. bjs e Bom trabalho.Sueli Freitashttps://www.blogger.com/profile/00501362365146613893noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-71475579873289422452016-10-23T18:53:36.984-02:002016-10-23T18:53:36.984-02:00Tenho uma aluna de 7 anos que está cursando o 2°a...Tenho uma aluna de 7 anos que está cursando o 2°ano do ensino fundamental, ela e intelectual grave com mentalidade de criança de 6 meses como trabalhar com essa crianças em sala de aula .<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/13486145499284481266noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-15777051870965563332016-09-14T22:30:17.778-03:002016-09-14T22:30:17.778-03:00Vera, a resposta foi pelo seu e-mail.Vera, a resposta foi pelo seu e-mail.Sueli Freitashttps://www.blogger.com/profile/00501362365146613893noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7441124018849956493.post-46677654925772655212016-09-12T12:06:45.210-03:002016-09-12T12:06:45.210-03:00Bom dia , Sueli . sou vera neuropsicopedagoga ,est...Bom dia , Sueli . sou vera neuropsicopedagoga ,estou com dificuldades com uma aluna que tem DI deficiência intelectual ela faz o 4°ano não consegui notas boas o que faço tenho feito algumas modificações nas atividades mas não estou vendo resultados.vera luciahttps://www.blogger.com/profile/00983334229119716107noreply@blogger.com