terça-feira, 23 de junho de 2020

Conversa de adulto (14.6) AS CRIANÇAS E AS FOBIAS


Fobias são medos desproporcionais, irracionais e incontroláveis em adultos e crianças. Em crianças, a resposta mais comum a estes medos é a “evitação”. Por exemplo, se tem fobia de animais, as crianças os evitam, independendo da idade ou do seu momento evolutivo, o que interfere negativamente em sua vida.

Ter medo é comum na infância e ao longo do seu desenvolvimento, mas a maioria os vencem sem grandes problemas. Para essa maioria de crianças aprenderam que algumas coisas que lhe causam medo, realmente, são perigosas e tiveram que aprender a se defender desses perigos. 


Mas que outras coisas que receavam, não eram tão perigosos como pareciam e aprenderam a relaxar. No entanto, para um grupo menor que decidiram ver o perigo de perto, constataram que realmente eram perigosos, mas não aprenderam a se defender deles e a relaxar quando não eram tão perigosos. Elas cresceram incomodadas por esses medos. Não conseguem se divertir, não conseguem sair na rua sozinhos, fazer uma compra etc, simplesmente porque não conseguem controlar o medo. As pessoas podem ter fobia a qualquer coisa: alturas, trovoadas, animais, seringas, outras pessoas, avião, ônibus e trens lotados, etc.

Como saber se o medo que seu filho sente é uma fobia? Observe-o, anote o que ele deixa de fazer que seria normal para outra criança da idade dele. Observe suas reações e atitudes: se ele grita, arregala os olhos, empalidece, se aparece a presença de tremores, bate pés e mãos, expressão facial de horror... pois são algumas das reações que as crianças podem apresentar. O medo é grande demais para ela ficar impassível.

OUTRAS FOBIAS:


1- ANSIEDADE SOCIAL – é aquela sentida em situações sociais, ou seja, com a criança interagindo com outras pessoas e a observação de suas reações durante essa interação. É a chamada ansiedade social ou interpessoal que difere bastante da ansiedade comum. Talvez um exemplo ajude na compreensão dessa diferença. Por exemplo, a criança é convidada para uma festa de aniversário. Se antes da festa ela se empolga, conta os dias que faltam, quer arranjar logo um presente para o aniversariante e quanto mais se aproxima a data do evento, mais expectativas ela vai apresentando. (Esta é a ansiedade comum). Suponhamos que essa mesma criança vá à festa de aniversário e ao chegar lá, ela começa a se sentir incomodada, fica de canto, evita chegar perto do aniversariante e até de lhe entregar o presente, não brinca com as demais crianças, se esconde em algum canto, se recusa a comer lanches ou doces da festa, tomar suco ou refrigerante, e quando é questionada ou observada mostrar que essas coisas a amedrontam, é fobia social.


2- PÂNICO - o pânico é um medo “paralisante”. Quando uma pessoa sente um ataque de pânico, a ansiedade toma seu corpo por inteiro de tão forte que esse medo é. Literalmente, o pânico paralisa: dificultando a respiração, altera os batimentos cardíacos, dificulta a compreensão do que está correndo naquele momento. A boca seca, os movimentos ficam pesados e dificultosos (como se seus músculos não lhe obedecessem). Os olhos arregalam e a visão fica meio turva. Embora estas sensações não durem mais que alguns minutos são, simplesmente, aterrorizantes. É um medo que a pessoa não sabe de onde vem, porque vem e tem a certeza de não poder fazer coisa alguma, sentindo-se presa ao chão.

Continua