sábado, 30 de abril de 2011

O que é ARTE-TERAPIA?

A Arte-Terapia é um conjunto de conhecimentos que transita entre as Artes e a Psicologia. É uma atividade profissional que está lutando ferrenhamente para se tornar uma ciência. È muito utilizada pela maioria dos terapeutas para conhecer melhor seus pacientes.

A Arte-Terapia difere das Artes em geral, porque não necessita do virtuosismo dos grandes pintores, poetas, músicos, bailarinos etc. Para ela, bastam a boa vontade e um pouco de habilidade. Como são dos desenhos infantis.


Difere também da Arte-Educação, que é o ensino das técnicas do desenho, da pintura, da escultura etc. Na Arte-Terapia as pessoas mostram o que sabem fazer e do jeito que fazem. Para a Arte-Terapia esse jeito é o mais importante porque é ele quem mostra as facilidades ou as dificuldades das pessoas.


As possibilidades de trabalho com a Arte-Terapia são infinitas e a variedade de técnicas é imensa, pois utiliza materiais simples facilmente encontrado em nosso dia-a-dia. Esta forma de "Arte" é conhecida com "recursos expressivos" e podem ser visuais, auditivos ou corporais. E, no meu trabalho optei pelos "recursos visuais expressivos", ou seja, por técnicas que podem ser vistas. E os resultados terapêuticos dessas  "atividades artísticas" são reais e facilmente observáveis.

É excelente nos problemas emocionais, neurológicos e educacionais pois, além do conhecimento do terapeuta, há também o conhecimento pessoal, na melhoria de suas capacidades e habilidades, na melhoria da auto-estima e da autoconfiança. Os benefícios alcançados esbarram no prazer que o trabalho proporciona. E é esse prazer em terminar algo que ficou bonito e que provoca elogios de outras pessoas (ou do terapeuta) que ajuda na melhoria e desenvolvimento das pessoas. Por isso, a Arte é lúdica.

Todas as formas de Arte são criativas. E é a criatividade a mola mestra para nossas aprendizagens, inclusive as escolares. Toda forma de Arte é também relaxante. Quando nos pomos a criar e a desenvolver nosso potencial criador esquecemos  (mesmo que por alguns minutos ou horas) dos problemas que nos afligem. É esse "esquecer" que relaxa e clareia as nossas ideias e podemos pensar em soluções. por isso, todas as formas de Arte são terapêuticas.

Por todas estas razões, trabalhar com Arte-Terapia não é apenas aplicar uma técnica qualquer. É preciso planejamento, objetivos, estabelecimentos de metas a curto, médio e longo prazo de acordo com cada pessoa,  com suas capacidades e habilidades para que os resultados possam ser eficientes. Assim,  uma mesma atividade artística pode ser aplicada a várias pessoas com objetivos e metas  diferenciadas.  A Arte-Terapia é excelente no trabalho com deficientes.


                                            Depois, é só correr para o abraço!






2 comentários:

  1. Também sou psicopedagogo e Arteterapeuta; gostaria de trocar conhecimentos. Abç.; Edson

    ResponderExcluir