sexta-feira, 20 de julho de 2018

OS DONOS DE UM MUNDO INVISÍVEL

A humanidade passou muitos milênios de sua história sem saber que havia uma forma de vida microscópica. Uma vida de seres tão pequeninos, que chegam a ser menores que a ponta de um fio de cabelo. Por isso, não são vistos por nós. E para os homens das épocas mais antigas, o que não era visto não existia.

Porém, com a invenção dos primeiros microscópios no século XIX, esses pequenos seres vivos foram descobertos. Eram chamados de micróbios (vida pequena) ou germes, segundo o vocabulário da época. Não diferenciavam as diferentes espécies porque a tecnologia era bastante rudimentar. Ainda hoje, essas palavras ainda fazem parte do vocabulário de muita gente.

Eles existem sim, e estão por todos os cantos: no ar, no solo, na água e dentro do nosso corpo. E são trilhões deles. Entram e saem dos corpos dos humanos e dos animais constantemente e sem que sejam percebidos. Uns são benéficos e importantes em algumas funções do nosso corpo. Outros são maléficos porque causam as doenças. E as doenças podem ser leves, moderadas ou graves. Tão graves que podem matar pessoas e animais. Vamos conhecê-los?


OS VÍRUS

Com certeza, você já ouviu falar deles. Lembra quando você levou seu filho ao médico e ele te disse que era uma virose? O termo “virose” deriva do termo “vírus”. Esse pequeno serzinho é tão minúsculo que chega a ser dez mil vezes menor que uma bactéria. Veja o vírus “influenzae”, que causa a gripe.

Vírus “influenzae”, que causa a gripe .

Os vírus não passam de materiais genéticos cobertos por uma capa de proteína. Como não possuem metabolismo próprio, usam as células dos organismos que invadem para se reproduzirem. E se reproduzem muito rápido. Basta um ou dois para se transformarem em milhares dentro do corpo dos humanos ou dos animais. Algumas espécies de vírus preferem o verão e outras o inverno. E se encontram um organismo desprotegido, certamente farão “uma farra” dentro do nosso corpo dominando-o completamente.

Para se ter uma ideia de sua periculosidade, em 20 anos o vírus HIV (que transmite a AIDs) matou 25 milhões de pessoas no mundo todo, enquanto o vírus da gripe espanhola, em 2 anos, matou a mesma quantidade. Além disso, há vírus extremamente difíceis de controlar porque estão em constante mutação, como por exemplo, o vírus “influnzae” da gripe do tipo A.


AS BACTÉRIAS

“Neisserias gonorrhoeae” bactéria que causa a gonorreia.

As bactérias são seres de uma só célula (unicelulares) e seu núcleo não tem uma membrana que o separe do restante. As bactérias são seres muito simples e medem cinco milésimos de milímetro. Tem o corpo esférico e são chamadas de “coco”
As bactérias foram as primeiras formas de vida a surgir em nosso planeta há cerca de três milhões de anos. Por terem tantos anos de vida, se tornaram muito mais resistentes aos medicamentos. Um exemplo, são as temíveis “Neisserias gonorrhoeae”, que causa a gonorreia, e que é transmitida sexualmente.

Também estão presentes nas infecções e o que podemos ver dos seus efeitos é uma secreção fétido que chamamos de “pus”. Estão presentes nos hospitais e que causam a morte de inúmeros pacientes por infecções generalizadas.

Por outro lado, algumas espécies são benéficas por serem as grandes faxineiras do planeta, pois estão presentes na decomposição de plantas e animais.

OS BACILOS

Os bacilos são bactérias que tem um corpo alongado, parecendo um bastão.

Bacillus antracis, que causa o antraz

Os bacilos ficaram conhecidos por causarem a tuberculose. O “Mycobacterium tuberculosis” ou “Bacilo de Koch” como ficou conhecido, é o agente transmissor dessa doença altamente contagiosa.

Há poucos anos atrás, os terroristas usaram como arma bacteriana, o “Bacillus anthracis” que causa o antraz, uma infecção letal. Todos os bacilos são nocivos à nossa saúde.

 Bacillus
Nesse mundo microscópico, ainda existem outros seres que nos incomodam bastante. Como por exemplo:

OS FUNGOS

A variedade de fungos é muito grande e formam o Reino Fungi, um reino bastante específico do que os já conhecidos. Alguns fungos são seres vivos macroscópicos e pluricelulares (possuem muitas células) como os cogumelos e outros são seres microscópicos e unicelulares (composto de uma única célula) como os que formam o “mofo e os bolores”. Gostam de uma variedade de ambientes onde se desenvolvem, como o solo, a água, os vegetais, animais, humanos e os detritos em geral. O vento é o grande responsável pela proliferação dos fungos.

Este é o fungo “Candida Albicans”

Estudiosos deste reino afirmam que existem 1,5 milhões de espécies de fungos em nosso planeta, como os cogumelos, as leveduras, os bolores, mofos. Muitos são usados na culinária, na medicina e outros produtos domésticos. O fungo “Penicillium roquefort” é muito usado na fabricação do queijo roquefort. E o “Penicillium notatum” é o principal ingrediente da penicilina, um poderoso antibiótico que salva muitas vidas.

É preciso dizer que nem todos os cogumelos são comestíveis. Há cogumelos muito venenosos. Por outro lado, uma boa parte dos fungos são parasitas e transmitem doenças aos humanos, animais e plantas. Nos humanos o fungo “Candida albicans” responsáveis pelas micoses. Outros, causam as frieiras, o pano branco e a candidíase.

PROTOZOÁRIOS

Os protozoários, assim como as bactérias, são seres vivos compostos de uma única célula, processam seu alimento e geram energia porque possuem organelas, que funcionam como minúsculos pulmões, estômago e outros órgãos. Alguns protozoários podem atingir 2 milímetros, portanto são visíveis. Outros são mil vezes menores que os anteriores. 

Plamodium falciparum, que causa a malária.

O protozoário mais temido é o “Plasmodium falciparum”, que causa a malária e que mata 2 milhões de pessoas por ano.


imagens Google