sábado, 8 de fevereiro de 2014

VAMOS TRANSPORTAR?

O transporte de objetos de um lugar para o outro é uma atividade de coordenação motora fina e de equilíbrio. Pode ser dada tanto para crianças com ou sem deficiência intelectual, salvando-se as devidas proporções se houver problemas motores.

Para que a criança sem deficiência pode propor alguns desafios, como por exemplo, transportar um objeto de um lugar ao outro bem mais distante.

Para crianças com deficiência já serve se ela transportar de uma vasilha para outra. E a medida que vai dominando a situação, pode-se afastar as vasilhas aos poucos.

Para esta atividade você vai precisar de 2 vasilhas (de qualquer material inquebrável), uma pinça para salada, algodão em bolinhas (coloridos ou branco). 


A atividade consiste em pegar um a um os flocos de algodão com a pinça e passá-lo para a outra vasilha. Se deixar cair o floco no momento do transporte, deverá retornar com ele para vasilha inicial e recomeçar o transporte.


No início, algumas crianças encontram dificuldade em segurar no cabo. Não tem problema. Aos poucos, conseguirá. Nesse movimento estarão trabalhando a preensão ao apertar a pinça para prender o floco. Além disso, o movimento fortalece a musculatura dos dedos, mãos e antebraço.


Embora seja um exercício leve, as crianças o encaram como um grande desafio. Colocar todos os flocos de algodão na outra vasilha torna-se ponto de honra.  Por isso, de acordo com a dificuldade de cada criança, é preciso dosar a quantidade de flocos.


E ficam felizes quando conseguem passar todos. Espero que tenham gostado!