sexta-feira, 4 de março de 2011

O QUE É PSICOPEDAGOGIA?

A Psicopedagógia é um conjunto de conhecimentos que atua na intersecção entre a Pedagogia e a Psicologia.
Isto significa que a Psicopedagogia ainda não é uma ciência. No entanto, luta para ser. Mas, enquanto isso não acontece, vale-se das teorias da Pedagogia e da Psicologia para realizar seu trabalho.

A Psicopedagogia foi criada na França, hà uns 40 anos atrás, na tentativa de eliminar o fracasso escolar existente no país. Como os resultados obtidos foram animadores, a ideia espalhou-se pelo mundo afora. A Argentina foi um dos países que aderiu a ideia, desenvolvendo pesquisas nessa área e criando o seu próprio jeito de atuar nesse campo. Nomes ilustres da Psicopedagogia Argentina são: Sara Pain, Alícia Fernàndez,  Emilia Ferrero e Jorge Visca. O Brasil também aderiu a ideia pouco tempo depois, e segue o modelo argentino.

O pensamento psicopedagógico é de que todas as pessoas conseguem aprender. Mesmo com limitações, todos são capazes de realizar aprendizagens desde que sejam respeitados os limites, o jeito próprio de ser de cada pessoa e que sejam criadas oportunidades para isso.


Quando a Psicopedagogia fala em aprender, não se refere apenas ás aprendizagens escolares, mas também, as aprendizagens do cotidiano da vida. Mas, é com as aprendizagens escolares que a Psicopedagogia tem tido maior campo para desenvolver seu trabalho.

A escola tem criado muitos problemas para os estudantes com seu olhar de coletividade, o acúmulo de conhecimentos a ser transmitido, as provas de memorização, as obrigações da carreira, a falta de tempo, o acúmulo de trabalho etc têm feito com que ela e os professores fechem os olhos para os problemas individuais dos estudantes. 

Com isto, entendem que as aprendizagens são, única e exclusivamente, da competência e responsabilidade dos estudantes.  E segundo esse pensamento, todo aquele que não aprende eficientemente e não responde adequadamente às demandas estabelecidas é rotulado de "preguiçoso, relaxado, displicente, indisciplinado" e outros tantos por aí afora. Mas, esta não é toda a verdade. Para que os alunos aprendam com eficácia, dependem da proposta pedagógica da escola, do método utilizado e, principalmente, da relação professor/aluno. 

A psicopedagogia entende que essas atitudes dos alunos, assim como a recusa em realizar as tarefas escolares, os erros ortográficos, a rebeldia, são sinais de algo não vai bem com esses estudantes.

Para a Psicopedagogia esses sinais são importantes porque eles tem uma causa que está atrapalhando ou impedindo o estudante de aprender adequadamente. Essas causa podem ser: físicas ( o estudante pode não estar bem de saúde ou ter uma deficiência), familiares (problemas financeiros ou de relacionamento entre ele e os pais ou irmãos), sociais (de relacionamento com colegas, abusos sexuais, bullyng, violencia, drogas etc), cognitivos (ter uma deficiencia visual, auditiva ou intelectual) e educacional (com a escola, professor ou a forma como foi educado na família como a superproteção ou o autoritarismo). Essas causas quando muito dramáticas podem levar os estudantes a optarem por não aprender.

Aprender e não aprender possuem a mesma força e gastam a mesma energia. E a linha que separa uma da outra é tênue e frágil. Se deixar como está dura para sempre. A psicopedagogia acredita que lançando um olhar sobre os sinais e investigando as causas o aluno pode voltar a se interessar pelos estudos e pela vida.

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