sábado, 13 de outubro de 2012

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA... O QUE É ISTO?

Você pai ou mãe já ouviram falar que as crianças precisam aprender de modo significativo, não é mesmo? E você, professor, além de ter ouvido, já deve ter dito isto muitas vezes, não é?

Pois bem, e o que é essa tal de aprendizagem significativa? Quem disse isto? Do que se trata? Como aprender deste jeito?

A resposta a todas estas perguntas e outras tantas que poderão ser feitas estão contidas neste curto video. Assistam ! NÃO FIQUEM POR FORA!


terça-feira, 9 de outubro de 2012

AS PERCEPÇÕES


DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Faça um teste: O que se pode ver, além do que é mostrado?


Perceber é conhecer o que está ao nosso redor. Para isso, é preciso receber informações do ambiente. Recebemos essas informações por meio dos órgãos dos sentidos. Os objetos (coisas, pessoas, ideias, eventos, relacionamentos) do ambiente despertam nossa atenção.

Alguns fatores internos e externos influenciam na percepção:

Os fatores internos têm relação com a necessidade, o interesse e a experiência pessoal para colocarmos mais ou menos atenção no estímulo. Ao mesmo tempo, um objeto pode despertar mais a atenção em uma pessoa do que em outra. A isto chamamos de “fenômeno social” e é considerado um fator interno.
Já os fatores externos dependem da força e intensidade do estímulo. Quanto mais intenso, mais contrastante e mais bizarro ele for, mais facilmente prenderá a nossa atenção.

Por outro lado, da mesma maneira como uma mesma pessoa pode ter diferentes sensações sobre um mesmo objeto, cada ser humano percebe o objeto de forma única.  As percepções de cada ser humano são únicas e intransferíveis.

A percepção é, portanto, uma função cognitiva. E para que se perceba é necessário que sejamos capazes de colocar nossa atenção no estímulo, obter sensações e impressões, enviá-las ao cérebro para que sejam observadas, identificadas, discriminadas, interpretadas, organizadas e elaboradas respostas para que se transformem em uma imagem, ou seja, num “conhecimento significativo”. Depois disto, são enviadas para a memória onde ficarão guardadas até que sejam necessárias novamente.

Á medida que novos estímulos sobre um mesmo objeto são percebidas, nossa interpretação sobre o objeto vai se alterando. Pode ocorrer que um objeto não forme ou não traga nenhum conhecimento significativo. Em outras palavras, não tivemos interesse e/ou necessidade. E, por causa disso. o objeto não foi percebido. Na verdade, não é o objeto quem muda, mas a nossa interpretação (conhecimento significativo) sobre ele é quem muda. Por isso, as percepções são importantíssimas para as aprendizagens escolares.

Existem vários tipos de percepções. Mas, para as aprendizagens escolares duas são essenciais: as visuais e as auditivas.  As impressões olfativas, gustativas e táteis, mesmo não estando relacionadas com as aprendizagens, são importantes porque possuem uma ligação com a afetividade e com a reprodução. Igualmente importantes são as percepções de tempo e espaço, as proprioceptivas e a percepção social.

Por isto, tudo tem que funcionar perfeitamente. Qualquer falha na recepção, transporte, elaboração e organização da informação pode atrapalhar o trabalho cerebral que, por sua vez, emitirá respostas inadequadas dificultando as aprendizagens.


Fonte:
Apontamentos de aula

Resposta do teste: Pode-se ver a cabeça de um cavalo atrás de uma moita, uma moça, uma pomba, a cabeça de um urso, um peixe com cara de cão. Se você viu tudo isto, está com boa percepção.