quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PEGAR NO PÉ?... ESSA NÃO!

Maria estava grávida e sonhava com um bebê loiro, de olhos azuis, cabelo cacheado, face rosada. Verdadeira “carinha de anjo”. Os sonhos de Maria iam mais longe ainda. O bebê receberia nome de santo. Ela o chamaria de Pedro. Em seus sonhos, Maria via Pedro crescendo: um menino educado, obediente, calmo e tranqüilo, estudioso. Tão estudioso que se formaria médico.

Mas, quando Pedrinho nasceu, Maria ficou muito decepcionada. Pedrinho não era o bebê sonhado. O Pedrinho real era moreno, olhos bem pretos, cabelos bem escuros e espetados. Além disso, sua face parecia amarrotada e o narizinho era meio torto devido à posição no útero.

Em casa, Maria tratava do bebê como uma obrigação. Mais tarde, com as gracinhas que só os bebês sabem fazer, Pedrinho foi conquistando a afeição da mãe. Mas, virava e mexia, Maria suspirava pelo bebê sonhado.

O tempo passou e Pedrinho cresceu. Outros  bebês vieram, aumentando a família. Maria tinha tanto serviço que não conseguia dar conta. Pedrinho era “pau para toda obra”:cuidar dos irmãos, ajudar no serviço da casa, fazer pequenas compras, pois sempre faltava alguma coisa no momento de preparar as refeições. E por mais ou melhor que fizesse, Maria nunca estava contente. Ralhava com ele, exigia o máximo e, às vezes, dava-lhe umas palmadas também.

Se os irmãos aprontavam uma arte, Pedrinho era o culpado. Se aparecia alguma coisa quebrada,  era ele o culpado. Se comiam todas as bolachas do pacote, quem era o culpado? Pedrinho, naturalmente.



E assim, Pedrinho cresceu achando que era mesmo uma pessoa inferior. Por isso, largou a escola antes de terminar o Ensino Fundamental, pois sabia que iria ser retido. Afinal, suas notas nunca foram boas.

Maria continuava nas “pegações de pé”. Já que não queria estudar, que fosse trabalhar. Mas, por causa da idade, da falta de instrução e de qualificação, não conseguia um emprego. Os novos títulos de Pedrinho agora eram: preguiçoso, incompetente e vagabundo.

Cansado de tanto xingamento e de tanta cobrança em casa, Pedrinho encontrou “amigos” que a princípio pareciam compreendê-lo inteiramente. Influenciado por esses amigos inconvenientes, Pedrinho entrou no mundo das drogas e da criminalidade. Morreu cedo, coitado! Não conseguira quitar a dívida com os traficantes.

Esta é uma história fictícia, com personagens fictícios, para ilustrar o tema deste artigo. Mas, se houver alguma semelhança com a vida real, será mesmo, mera coincidência?

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ALFABETIZAÇÃO

Alfabetização é o processo pelo qual as crianças, os jovens ou os adultos, aprendem o alfabeto e sua utilização.

O alfabeto é formado por um conjunto de sinais (letras) que, unidos uns aos outros  e numa determinada ordem ou seqüência, formam as palavras, que representam objetos vistos, pensados ou imaginados. O alfabeto pode ser definido como um sistema de códigos, portanto,  são símbolos.

Aprender esse código não é tão fácil e simples como parece. Para que se alfabetize com relativa facilidade é preciso que a criança tenha uma certa maturidade, que seu cérebro funcione perfeitamente, que pronuncie corretamente todos os sons e tenha boa articulação e dicção ao falar. Além disso, não basta ter apenas uma boa audição. É preciso que possa diferenciar e identificar os vários tipos de sons que as letras representam, principalmente das letras que apresentam sons muito parecidos, como por exemplo:

f v , t d, m n, p b, c g, j ch.

Da mesma forma, mais que uma boa visão, é preciso que as crianças em processo de alfabetização possam diferenciar e identificar as sutis particularidades de cada letra, como por exemplo;

b – d, p – q, p – b, q – d, u – n, 
m – n, o – 0 (zero)

Essas dificuldades, nem sempre percebidas pela família ou pela professora, podem fazer com que a criança encontre maior dificuldade

Crianças com deficiência intelectual em que a parte motora é afetada, geralmente, apresentam problemas de articulação, encontrando muita dificuldade para pronunciar sons como o R, L, M e N (quando nasalados).

ALGUNS TRABALHOS DE ALFABETIZAÇÃO COM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

O trabalho começa com uma atividade artística, no caso, um origami 
fácil. Depois, a criança diz o nome da representação. Mostro a forma 
cursiva e a de imprensa da palavra. Como eu queria avaliar 
a possibilidade da escrita cursiva, comecei por ela..O trabalho 
prossegue até que todas as letras sejam ensinadas. Para 
cada letra, a estratégia varia.E muita repetição nos exercícios.



 Quando algumas letras já estão dominadas, isto é, a criança já as 
reconhece e identifica, parte-se para a nomeação dos objetos. Inclui-se  a
escrita. A palavra juntamente com a imagem ajuda na memorização da
sequência das letras que são utilizadas para aquela palavra. Nesta
fase, procura-se utilizar todas as letras conhecidas pela criança.

Jogos e brincadeiras são utilizados para fixar a sequência das palavras 
ou para trabalhar uma dificuldade da língua.

Figuras coloridas e interessantes ajudam na aprendizagem das primeiras noções de gramática.

A gramática é aplicada na formação de frases. Neste exercício, as figuras foram colocadas em certa ordem de acontecimentos. No final do exercício, a criança descobriu que as frase contavam uma pequena história. Foi uma festa.

Aos poucos, vamos ampliando as frases e, logicamente, a história. Começa a orientação dos parágrafos e da pontuação.

Recentemente, iniciamos a escrita de mensagens. Nesta mensagem, a criança escreveu apenas duas palavras. É o primeiro passo. Mas, é um grande passo. O objetivo deste trabalho é  fazer com que a criança perceba que "escrever" tem uma função social: a da comunicação. O mesmo trabalho é feito com disléxicos e crianças "normais". Porém, o trabalho é mais rápido.


Obs: As repetições não significam refazer o mesmo exercício o maior número de vezes Mas, utilizar a (s) letra(s) aprendida (s), tantas vezes quantas forem possíveis, em palavras novas.para que possam ser assimiladas e memorizadas. O objetivo também é o de formar um vocabulário mais rico.