quarta-feira, 27 de março de 2019

ALTÍSSIMAS HABILIDADES


Você já sabe que os Savants têm habilidades inacreditáveis, são talentosíssimos e geniais e, são diagnosticados como Savants, justamente por conta dessas habilidades. No entanto, em outras áreas apresentam muitas dificuldades por conta de que, essa síndrome pode estar associada a outros fatores associados e não devido a própria síndrome.

Mas falemos da virtuosidade dessas habilidades. A genialidade presente nas habilidades dos Savants pode ocorrer em vários campos do conhecimento humano e depende de um poder de foco, que se assemelha a um desejo ou fixação incontrolável. O sujeito focado uma única direção faz com que todas as outras habilidades que estão atuando diminuam de intensidade, como por exemplo as atividades básicas e essenciais para sua vida. Ex: pode esquecer ou ter dificuldade em ir de um lugar para outro, organizar-se nas tarefas domésticas ou escolares, fazer e manter amizades entre outras.

Que habilidades tão poderosas são essas?

1 - LINGUAGEM – Sabemos que a comunicação entre os autistas com Savant é complicada. Mas ainda assim, eles são capazes de compreender e dominar de um a 15 idiomas, como já foi provado em alguns casos, na Europa.

2 - MEMORIZAÇÃO – Todos têm uma enorme facilidade de memorizar. Segundo estudiosos realizados desde 1970, supõe-se que os Savants tenham uma memória eidética (mais conhecida como memória fotográfica) muito desenvolvida. 

O termo “eidética” tem origem no termo grego “eidos” (εἶδος) cujo significado é “o que foi visto”. Atualmente, chamamos de memória fotográfica (ou eidética) para descrevermos um tipo de memória extraordinária, precisa e eficaz nos detalhes do que é visto.

Por isso, alguns Savants preferem a memorização de listas telefônicas, palavras dos dicionários, catálogos, partitura músicais, etc. Esse tipo de memória age como se fotografasse aquilo que foi visto, mesmo que por uma única vez. Nesse caso, sua memória reportaria na prática de uma habilidade com toda a perfeição.

3 - CÁLCULO – Os Savants com foco nos cálculos (mesmo os mais complicados) conseguem resolvê-los sem qualquer material que lhes sirva de suporte, como calculadoras, tabletes, computadores.

4 - MÚSICA – Basta ouvirem uma vez para que reproduzam a música integralmente e com toda a precisão. Se tocada ao piano, violão, teclado ou outro instrumento musical, eles também o fazem com maestria e sem nunca terem aprendido a tocá-los.

5 – ARTES – Os Savants encontram muita facilidade em desenhar, pintar, esculpir, fotografar, fazer colagens incríveis, dependendo do foco de cada um. Também não precisam estudar para fazerem belos trabalhos artísticos. E muito se tornam famosos por isso.