terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PRIMEIROS DIAS DE AULA

Os primeiros dias de aula são cruciais. De um lado, uma porção de crianças novas e desconhecidas no seu jeito de ser, de pensar e agir. Por outro lado, o (a) professor (a) que também lhes é desconhecido (a). 

Nos primeiros dias de aula, não sabemos bem o que fazer ou por onde começar., não é mesmo? Então, nossa primeira intenção é passar tarefas. Queremos saber o que sabem, o que não sabem para termos um norte. Porém, ao darmos preferência ou privilegiarmos o conhecimento pedagógico, permitimos que os alunos nos mostrem apenas um aspecto de si mesmos. Para que os conheçamos melhor, ofereça uma atividade artística e observe como agem. 

E você, professor (a) estará mostrando a eles que a escola tem algo a mais que ensinar do que lição. que ela pode ser mais prazerosa e gostosa de estar. Não precisa ser nada muito grandioso.

Ofereça aos alunos 3 ou 4 palitos de sorvete, algumas folhas desenhadas em papel verde (o que tiver a mão) para que recortem ou já recortadas e 3ou 4 forminhas de papel para docinhos e cola. E deixem que eles criem um belo jardim, como estes por exemplo:



Para o miolo das flores você pode usar: gliter, bolinhas de papel crepom, pedrinhas de jardim, areia colorida, ou, o que sua criatividade inventar. No segundo trabalho, foram usadas flores de pétalas duplas.

Observando como se comportam nesta atividade, você saberá como são esses alunos, o que esperar deles, suas capacidades e  habilidades, limites, dependências ou autonomias.

Bom, fica a sugestão.! Então, ponha a mão na massa que ainda dá tempo de fazer para hoje.