quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

AVALIAÇÃO NUMÉRICA

Início de ano é fogo. Para começar devemos conhecer, memorizar o nome dos alunos e identificar cada um por esse nome, o mais rápido possível, já exige certo esforço. Além disso, há o planejamento que deve ser feito para que possamos dar início ás atividades do ano letivo.

Mas, como planejar se ainda não temos certeza do ponto onde cada criança está em termos de conhecimento dos conteúdos. Revisar tudo seria impraticável e tomaria um tempo desnecessário. Passar por cima e imaginar que as crianças lembram tudo o que aprenderam no ano anterior? Claro que deveriam saber. Mas, não esqueçam de que as crianças estão voltando de férias e que, durante esse tempo, ninguém pegou numa folha de papel, nem para fazer um desenho. E como saber, por exemplo, se as crianças ainda se lembram do nome dos nùmeros ou sua representação numérica?

Escrever os numerais de 1 a 100 por exemplo, mesmo que se use alguns truques interessantes como este abaixo, é chato e cansativo. As crianças podem fazer um ou dois de boa vontade, mas logo encontram um jeito de burlar nossa avaliação.


É para isso que temos alguns jogos. Hoje vou lhes mostrar um que é excelente auxiliare nesta tarefa. Refiro-me ao BINGO e  as crianças adoram a novidade e ficam muito empolgadas com este jogo.

O professor poderá delimitar a quantidade de números pesquisados. Por exemplo, do 1 ao 20, ao 30 ou mais, dependendo da turma, da idade e do conhecimento que se estima que devam ter. Assim, poderá repetir o jogo algumas outras vezes.

Você vai precisar de:

  •  uma roleta ou saquinho com números em papel  


  • cartelas (que vocè mesma poderá confeccionar, dentro da sequência escolhida) e em número suficiente para cada aluno.
                                         

  • Para marcar você poderá usar: pintura com lápis, colagem de bolinhas de papel, adesivos, uso de grãos ou macarrão, que devem ser colados ao lado do número, para que você possa conferir mais tarde.


Antes do jogo, não esqueça de dar uma explicação geral de como se joga, como marca as cartelas, e quem será o vencedor. Depois, combine ou estipule alguns alunos para começar e quantos números cada um deve sortear e "cantar" para o restante da classe. Não esqueça de fazer um rodízio, para que todos participem das duas atividades. Não esqueça de anotar a sequência sorteada.  Depois, é só curtir.

Observem que:

a) os alunos escolhidos para "cantar" os números sorteados estão trabalhando a leitura numérica. Você pode verificar se eles sabem ler e pronunciar corretamente o nome de cada numeral. Se utilizarem a roleta, estes alunos também fazem o reconhecimento de representação quando colocam o numeral sorteado no lugar correspondente.

b) os demais trabalham o reconhecimento da representação numérica. Ouvem o numeral e procuram identificar a representação desse numeral. 


O que desenvolvemos com este jogo?

Além do conhecimento dos numerais, desenvolvemos a atenção auditiva, visual e geral, a coordenação motora fina (pintura ou colagem),concentração e o foco, a oralidade,  ouvir e compreender o que foi dito, as atitudes de esperar a vez, o silêncio e orespeito aos colegas que foram á frente.

Gostaram? Então, vamos transformar a aula numa tarefa agradável e divertida.