sábado, 23 de junho de 2012

TRABALHANDO EM CADERNOS

Após o trabalho  com as letras sensoriais, com a caixa de areia e no papel é chegada a hora de enfrentar o caderno. Embora sejam capazes de traçar corretamente as letras, a coordenação motora de cada uma ainda é bastante irregular. Ora ficam grandes demais, ora pequenas ou, até mesmo, num tamanho bom. Alguns deficientes apresentam ainda a dificuldade de seguir as linhas dos cadernos comuns. Por isso, começo por um caderno de linhas verdes. Esse caderno se assemelha ao caderno de caligrafia, porém o espaço onde se escreve é bem maior e regular.

Nesse caderno escreve-se dentro das linhas verdes que servem para regular as letras. Crianças com letras muito grandes passam a fazê-las em tamanho menor. As que possuem letras muito pequenas, aumentam o tamanho pois não podem passar dos limites do verde. Não se preocupem se no início as crianças não conseguem chegar a esses limites ou os ultrapassam. É a regularidade e a constância quem faz esse trabalho.

  

Para os números, uso o caderno quadriculado de 1 cm. O quadriculado pequeno não serve por exigir um esforço maior da criança. Este caderno também facilita a contagem para exercícios de cálculos, de rastreamento, numeração etc.

  
Por último, quando a criança já se sentir segura e, aos poucos, vá apresentando o caderno comum. Um pouco de cada vez e pulando linha.

domingo, 17 de junho de 2012

FESTAS JUNINAS

Junho é um mês diferente dos demais. Tem cheiro de pipoca, quentão, batata doce assada na fogueira. Tem sabores diferentes também. como o do pinhão, doce de leite, curau, pamonha e pé-de-moleque.

O frio da estação contrasta com o calorzinho vindo da fogueira ou da agitação das danças juninas: quadrilhas, forrós, baião e tantos outros ritmos que fazem a gente se aquecer. 

E as quermesses então? Um beijo por uma prenda na barraquinha montada em torno da igreja, na praça principal de uma cidadezinha do interior ou nas escolas. O chapéu de palha, a saia rodada, pintura exagerada no rosto, as tranças postiças... tudo para festejar estas festas que fazem parte de nossa tradição cultural e, portanto, do nosso jeito caipira de ser.

Mas, assim como tantas outras festas, pouco a pouco, esta também vai sendo modificada por outras influências. Os country e os Tchu-tcha-tcha substituem hoje em dia os nossos ritmos tradicionais. Coisas da modernidade? Será? 


Boas Festas Juninas a todos.