quinta-feira, 24 de novembro de 2011

MOSAICO

Olá pessoal.

Hoje trouxe os mosaicos. Uma  técnica de colagem interessante e de resultados bonitos. Além de tudo, é muito fácil. Recorte ou peça para as crianças recortarem pequenos pedaços de papel de diversas cores (você pode aproveitar sobras de papéis). Depois, é só colar de acordo com o desenho que você quer ou que eles próprios desenham.


Estes mosaicos foram feitos com sobras de EVA e ficaram uma graça. Os desenhos foram feitos pelas próprias crianças. (Trabalho dos alunos da profª ÉRICA, do Colégio S. Bárbara, São Mateus, SP).

MÃOS A OBRA!!!
(envie fotos dos trabalhos de seus alunos que eu publico)

domingo, 20 de novembro de 2011

PERTURBAÇÕES DO ESQUEMA ESPACIAL


Qualquer coisa que perturbe a formação da noção de espaço ou do estruturação do espaço pode trazer conseqüências  para a criança como por exemplo:


a) NA VIDA
    
   Apresentam sentidos confusos com relação à direita ou esquerda, horizontal ou vertical, antes e depois, e a noção de entre (estar no meio de duas coisas).
   Geralmente, apresentam problemas de relacionamento com outras pessoas porque são espaçosas demais ao ponto de incomodar os outros
   São bagunceiras demais e deixam tudo espalhado.
   São pessoas desastradas, pois engancham e esbarram em tudo o que vêem pela frente porque calculam mal as distâncias.
  
b) NA ESCOLA

     Não respeitam as linhas, as margens nos cadernos.
     A organização dos cadernos é confusa. 
    Não separam um exercício do outro, não pulam linha. E quando o fazem, pulam linhas demais.
    Escrevem ou desenham em qualquer espaço (ora deixando tudo amontoado, ora pulando folhas). Quando desenham, o trabalho fica pequeno ou grande demais para a folha



Fontes:
BRIKMANN. A Linguagem Do Movimento Corporal. Summus, 2003
MEUR E STAES. Psicomotricidade: Educação e Reeducação, Manole, 1991
RAPPAPORT AT COL, A Idade Pré-escolar, EPU, 2000