segunda-feira, 23 de abril de 2012

ENSINANDO O DIFERENTE EM UMA IGUALDADE

TRABALHANDO COM DEFICIENTES INTELECTUAIS

Muitos professores da Educação Infantil ensinam que, o diferente em um conjunto é aquele elemento totalmente contrário ao grupo.  Nestes casos, os diferentes são tão flagrantes que todos o descobrem.

 

É um bom exercício inicial, mas, não pode ficar somente nisto. Observar as diferenças entre os objetos requer uma habilidade de percepção mais apurada. Habilidade de perceber detalhes, como os de forma, de cor, de tamanho, direção e posição. Habilidade que é importante adquirir tanto para os deficientes, como para os não deficientes.

No caso de crianças com deficiência intelectual é necessário que esta habilidade seja muito bem trabalhada, uma a uma, até que as dominem com segurança, pois uma das grande faltas está justamente na capacidade de perceber os detalhes.    Percepção esta que é fundamental para a alfabetização e sem a qual não conseguem notar os sutis detalhes de letras e números.

Vão aqui algumas sugestões e algumas dicas:

1- Comece com os detalhes de forma, como as figuras acima. Eles podem circular,marcar um X ou apontar dependendo das condições de cada criança.

2- Em seguida, os de cor. Elementos iguais podem ter cores diferentes.


3- Depois, pode inserir a ideía de direção: para cima, para baixo, inclinado, use figuras grandes e bem coloridas para chamar a atenção deles e poderem se concentrar mais facilmente. 


  


 
Trabalha-se aqui as posições e direções

Aqui inclui tudo: cor, forma, posição, direção e detalhes internos (ir acrescentando à medida que respondem coerentemente).


LEMBREM-SE:

REPETIR UM CONCEITO NÃO PRECISA SER SEMPRE DO MESMO JEITO. CRIE E  RECRIE VELHAS FORMAS  E INVENTE OUTRAS NOVAS.