quarta-feira, 22 de maio de 2013

DIFICULDADES DE PERCEPÇÃO AUDITIVA

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM


As percepções auditivas são tão importantes quantos as percepções visuais para quem estuda. Ouvir a explicação dos professores é essencial para a compreensão do conteúdo ensinado. Mas, não basta ser capaz de ouvir. É preciso que se tenha qualidade daquilo que se ouve. E ter qualidade significa poder ouvir, reconhecer e identificar todos os sons de nossa língua.



A Língua Portuguesa possui muitos sons semelhantes. E muitas crianças e jovens vão mal nessa disciplina porque não conseguem distinguir o som do “p e b”, ”t e d”, “f e v”, “j e ch”, “c e g seguidos pelas vogais a, o, u”, “que (i) e gue (i)” tanto na fala quanto na escrita. Assim, falam ou escrevem de maneira ilógica, como por exemplo: “A faca esdá no basdo” quando queriam dizer que “a vaca está no pasto”. Ou, “A chanela estafa aperta” quando a intenção era “a janela estava aberta”. Podem ainda fazer trocas inusitadas, como dizer “bolito” no lugar de “bonito”.

Outro exemplo:

A falta de qualidade no falar ou no registrar por escrito tem um nome: “Processamento das Informações Auditivas”, um trabalho cerebral realizado pelo lobo temporal. A dificuldade de processamento aparece quando, durante esse trabalho cerebral, alguns sons chegam de modo confuso e o cérebro não consegue identificar, enviando uma resposta errada.


Este problema pode ser percebido desde a infância. Até os 4 anos, as trocas de letras no falar são normais. Porém, se continuam após essa idade é melhor procurar um fonoaudiólogo. Com a entrada na escola, o acompanhamento com um psicopedagogo é essencial para o ensino de técnicas para que ele descubra qual letra deve utilizar.

Outro problema menos comum, mas que traz um incômodo bastante grande para quem o possui, é o “Transtorno Sensorial Auditivo”. 



Trata-se de uma hipersensibilidade a ruídos fortes e agudos como o barulho de gritos no pátio da escola, buzinas de carros, sirenes de ambulância, liquidificador, chiado das panelas de pressão etc. Esses ruídos produzem uma irritação nos sujeitos que pode fazê-los chorar ou demonstrar medo e aversão. Muitos pais não ligam para estes sintomas acreditando ser manha da criança. Mas, não é. E precisa de tratamento.