terça-feira, 2 de junho de 2015

JOGO DE VARETAS

Quem nunca jogou Varetas? 





Varetas é um jogo muito divertido e com sabor de infância. Tem regras muito fáceis de seguir e aprender. Depois de soltar os palitos e formar um emaranhado, retira-se um a um sem movimentar os restantes. Somente o palito preto tem o poder de ajudar a retirar outro palito. 



Retirados os palitos, é a vez da contagem: o preto (50 pontos), os azuis (20 pontos), os amarelos (15 pontos), os vermelhos (10 pontos) e os verdes (5 pontos) cada palito.

Pode ser jogado em grupo ou sozinho (servindo de desafio pessoal).
 


Por ser um jogo de estratégia trabalha um série de pontos importantes e necessários para as aprendizagens, tais como: fazer antecipações, observação, previsão, coordenação motora fina ,destreza e habilidade manual e o raciocínio. Serve também como auxiliar da Matemática na contagem dos pontos e promove a competição sadia quando jogado com um amigo ou um grupo deles.


Mas não é só isto que se pode fazer com o Jogo de Varetas. Com as varetas podemos construir figuras. Nas mãos de uma criança viram quadrados, retângulos, triângulos que logo viram estrelas, casas, prédios, carros, trens. É só deixar a imaginação delas entrar em ação.

Os trabalhos que apresento aqui foram realizados por uma criança de 4 anos.

 

 


Deixe seus alunos (filhos) usarem a imaginação. Muita coisa boa acaba aparecendo com certeza.

Se gostou da ideia, coloque em prática.