sexta-feira, 22 de novembro de 2013

SEQUÊNCIA DAS SÍLABAS NAS PALAVRAS

PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS 

Durante a aprendizagem das letras do alfabeto a criança com deficiência intelectual trabalhou a letra isoladamente, embora tenha tomado conhecimento da família silábica também. Mas, nesta primeira fase, o aprendizado da letra é o foco principal, porque ela precisava aprender a distinguir uma da outra.

Neste trabalho, trabalhou o traçado da letra de imprensa e da cursiva, completou palavras com a letra estudada, completou várias palavras com as famílias silábicas, leu algumas palavras e encontrou seu significado colorindo, ligando ou nomeando figuras. De maneira intuitiva, as crianças puderam perceber que as palavras são feitas de sons e letras.

Feito isso, é o momento de se trabalharmos as sílabas e sua sequência nas palavras. Tudo com muita calma e paciência porque a criança deficiente precisa entender o que está fazendo e não fazer por fazer.  E para isso, existem vários jogos.



Engana-se o professor (ou pais) que as crianças deficientes intelectuais (e as sem deficiência com mais dificuldades) consigam formar palavras (mesmo que já memorizadas) com facilidade, logo após o aprendizado das famílias silábicas. Elas ainda não entendem a colocação da ordem das sílabas nas palavras.

Mas, para solucionar esse problema existem vários jogos que são divertidos para elas, principalmente, se forem desafiantes.


 1- JOGO DE COMPLETAR 


Este jogo inicia a série. Coloque uma figura e uma tabela ao lado, com tantos quadra-dinho correspondam  ás letras da palavra  na horizontal.  Na vertical, o mesmo tanto mais um. Escreva a palavra e retire uma letra em cada linha, como mostra a foto. Com a repetição do exercício fica fácil para ela. É o momento de dar um novo passo. Repita o jogo, desta vez com as sílabas estudadas.

2- JOGO DE ORDENAR PALAVRAS (em etapas)




Este é um exercício de referência. Coloque a figura e o nome separando as silabas. Embaixo, coloque traços de acordo com a quantidade de sílabas da palavra. A criança lê a palavra, associa com a figura (significado) e depois, pergunte com qual sílaba começa a palavra. Ela escreve no traço. Pergunte o que vem depois ou como termina a palavra. E, novamente, escreve. Repita algumas vezes para que compreenda o que deve ser feito.




Depois, com o tempo, vá introduzindo outras dificuldades. Repita a forma do exercício, só que desta vez, inverta a ordem das sílabas das palavras.










Se encontrar dificuldades na etapa anterior, numere as silabas na ordem em que devem ser usadas. E coloque os mesmos números nos tracinhos abaixo. 









Quando tiver entendido, substitua os números por cores, escrevendo cada sílaba em cores diferentes e que devem ser escritas em tracinhos da mesma cor.





Quando souber bem, coloque as sílabas embaralhadas em círculos, quadradinhos, triângulos ou outra forma qualquer e embaixo, um único traço. Treine bastante esta forma.









3- JOGO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS


Este jogo retorna ás legendas como referência. Escreve-se a palavra com letras separadas, mas da mesma cor as que fazem parte da mesma sílaba. Embaixo, os traços colorido na quantidade de sílabas que a palavra tem. Repita bastante esta etapa.

Quando souber bem a etapa anterior, mude para este jogo. Embaralhe várias palavras. Numere ou escreva em cores diferentes cada palavra, de modo que a criança possa identificar todas as sílabas de cada palavra. Embaixo, os tracinhos podem ser coloridos ou numerados. As figuras devem ser coloridas pela criança após ler a palavra montada. isto mostra que ela compreendeu a leitura e o significado dela.


Quando souber realizar o exercício ou jogo anterior, é hora de nova mudança. É só juntar as sílabas, ler e colorir ou desenhar o significado do que leu.


A última etapa é este jogo ou exercício. A criança deve mentalmente unir as sílabas para identificar as palavras escritas nos balões ou em outro desenho qualquer. Repita bastante este jogo.

Passadas todas  estas etapas, a criança já pode realizar os jogos silábicos e montar palavras como as da primeira foto deste post.