quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CONTOS DE FADAS: UMA LITERATURA ÍMPAR.



Os contos de fadas são envolventes. O prazer e o encantamento que nos arrebatam é impressionante. De todas as formas de literatura, os contos de fadas são os únicos que integram de modo compreensível a vida e seus problemas como nenhuma outra consegue fazer.

Os contos modernos ou os contos de fadas adaptados não possuem a mesma força e o mesmo encantamento que os clássicos. Isto porque os autores e adaptadores retiram deles justamente a explicação da vida. E quando o fazem, apresentam a realidade nua e crua, fazendo com que as crianças tenham mais inquietações do que as esperadas.

Somente os contos de fadas clássicos têm por objetivo ensinar as crianças a viver e a conviver com seus semelhantes. São os únicos que, pelo encantamento e magia que estão inseridos neles, fazem com que os significados profundos atinjam o inconsciente das pessoas. Ao mesmo tempo, permitem que cada uma resolva suas dúvidas através das soluções encontradas pelos personagens.

Uma literatura de linguagem fácil e compreensiva permite que cada pessoa extraia diferentes significados levando-se em conta os interesses e necessidades de cada faixa etária. Como obra de arte possui vários aspectos que podem ser explorados: divertimento, lição de vida ou educação moral para as crianças.

Além dos temas existenciais, os contos de fadas apresentam temas da atualidade como o bullyng, o preconceito, a exploração do trabalho infanto-juvenil, as relações familiares e, até mesmo, com os problemas escolares.

 Fonte:

BETTELHEIM, Bruno. “A Psicanálise dos Contos de Fadas”, Ed Paz e Terra, 1980

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PINTURA COM PALITO DE APERITIVO

Alô, pessoal!

Estou de volta com mais uma atividade super interessante. As crianças e jovens ficam incrédulos quando as realizam, não só pela facilidade da técnica, como também porque fica bonito.


Para aplicá-la você precisará de um palito de aperitivo e tinta guache.  
Mergulhe o palito na tinta e mãos-a-obra. E deixe a criatividade correr solta.

Esta técnica permite que você a utilize várias vezes, realizando trabalhos ora monocromáticos e explorando cada cor ao máximo...

... ora trabalhos policromáticos e explorando várias combinações entre as cores. Para conseguir "efeitos", basta raspar o palito pela lateral sobre a tinta ainda molhada.

Por serem trabalhos abstratos, tornam-se desinibidores da criatividade e não possuem certo ou errado, Com isto, melhoram a auto-estima e a auto-confiança.

Até a próxima dica.