quinta-feira, 4 de maio de 2017

PARALISIA CEREBRAL E AS GRATAS SURPRESAS!

Para as pessoas que ainda acreditam que todos os paralíticos cerebrais não pensam ou não estão nem aí  para essa coisa de criatividade, quero dizer que estão errados.

Para testar a criatividade do rapazinho que está sob meus cuidados para alfabetizar, resolvi pedir umas frases. Como ele não escreve por causa dos espasmos, as frases foram orais e eu reproduzi graficamente o que ele disse.


Eu as reproduzo para vocês: 

"a) Ficar desempregado é ruim
b) Ouvi o rato fazer ruído.
c) O rodo tira água do quintal.
d) O carro vai rápido.
e) A raposa comeu a galinha.
f) A mamãe deixou um recado para mim.
g) Estou rouco."

Foi por causa dessas frases, as primeiras ditas em uma tarefa, que inventei uma produção de texto de pronto. Isso mesmo, de SUPRESA para ele. E no final das contas a surpreendida fui eu. 

Como atividade artística e incluindo as formas geométricas básicas que estava aprendendo, ele tinha que fazer um Robô, colando como sempre porque no momento é o máximo que consegue. Só para terem ideia, é a primeira vez que ele produz um texto na vida. Assim como nas frases, ele foi falando e eu escrevi, reproduzindo sua fala. Vejam se não é de emocionar:





" O ROBÔ

O robô é bonito.
O robô monta carros nas empresas multinacionais de veículos.
Os robôs substituem as pessoas nas linhas de montagem. A intensão é auxiliar no trabalho pesado. Mas, muitas pessoas ficam desempregadas."
  
(texto reproduzido)




Na semana seguinte, estávamos nas vésperas da Páscoa. Pedi que deixasse por escrito uma mensagem para as pessoas ou para sua família.  E com voz firme ele disse: Vou fazer uma mensagem pro mundo. Suspirou fundo e:




MENSAGEM:

"Que o mundo mudasse para melhor, sem descaso com as pessoas". 


(texto reproduzido)





Dias depois, pedi que apontasse e marcasse o barco que estava atrás para trabalhar a percepção visual. E ele acertou de pronto. Após uma pequena conversa sobre o desenho, propus mais um texto. Ele disse se seriaa toda vez assim? 
   -Assim como? - perguntei. 
   - Contando história?
   - Não necessariamente.
   - Está bem, vamos lá. Está pronta?
   - Estou.
E vejam o que saiu:



"OS BARCOS

Dois barcos navegavam no mar. Eles estavam passeando e decidiram ver quem chegaria na praia em primeiro lugar.

Depois de um tempo, o barco de vela azul e amarela chegou em primeiro lugar.

O prêmio pela vitória foi um bom banho de mar."

(texto reproduzido)





Os textos são curtos, é verdade. Mas se levarmos em conta de que NUNCA havia feito nenhum antes, acredito estar ótimo demais.