quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CONHEÇA MEU TRABALHO

O "MIL MANEIRAS", como chamo carinhosamente, trabalha basicamente com PORTUGUÊS e MATEMÁTICA, que são a base de todas as outras disciplinas. E os conteúdos vão desde a alfabetização até os conteúdos do Ensino Médio.


1- ALFABETIZAÇÃO


CONHECENDO AS LETRAS E AS FAMÍLIAS SILÁBICAS- uso de palavras-chave para que fixem melhor a letra estudada. Essa atividade envolve sempre: recortes e colagens, dobraduras ou outra atividade que torne a aprendizagem uma tarefa agradável.
    


CORRESPONDÊNCIA SOM E LETRA - trabalho com o método fônico. Por isso, as crianças precisam identificar os sons das letras, coisa que nas escolas não é trabalhado. o trabalho de pintar as letras ajuda na discriminação visual e auditiva.



MANIPULAÇÃO DE LETRAS (material concreto) - através do Alfabeto Móvel. Pode-se trabalhar desde a ordem alfabética a formação de palavras simples. estudo da sequência das letras na palavra.



INÍCIO DA ESCRITA - Com o Alfabeto Móvel pode-se construir e reconstruir várias vezes a sequencia das letras que formam as palavras faciliando a memorização  Pode-se trabalhar também pequenas regras gramaticais como, por exemplo, a noção de separação de sílabas.

 

NOMEANDO PALAVRAS - É uma atividade importante, não só oralmente, mas por escrito. Oralmente, porque se detecta problemas de disnomia, troca de letras, gagueira e outros problemas da fala. Por escrito, porque se notam melhor as trocas, as omissões, acréscimos e o nível de hipótese da escrita em que a criança se encontra. A nomeação começa com poucas letras, juntando as sílabas, completando com a família silábica, o começo, meio e fim da palavra, e por fim, a palavra toda. Sempre existe uma progressão de dificuldades.




PRODUÇÃO DE TEXTOS - começamos com histórias orais. As figuras, os desenhos que faço, modelagens, colagens e outros trabalhos artísticos, servem ajudar a criança a criar uma história.

À medida que vão se desenvolvendo o grau de dificuldade vai aumentando.  Nos acompanhamentos mais longos, cada etapa é bastante explorada. Para os adolescentes que já conseguem abstrair, os trabalhos artísticos abstratos são bastante eficazes. O mesmo se dá com a gramática e as regras orotgráficas.

Em todas as etapas a leitura está presente desde o início: seja da leitura  iconográfica ou das familias silábicas, seja do que as crianças escrevem ou do que eu escrevo, de palavras e frases de jornais e revistas até as dos livros, para que elas percebam sua importância.  A leitura parte de palavras, de frases, pequenos e grandes textos.


2-   ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA.  

Da mesma forma,  a alfabetização numérica parte do ensino da quantidade, do número como símbolo,  o traçado, a relação Número/símbolo/quantidade. 
contagem e traçado

Pequenas operações são realizadas já desenvolvendo os cálculos mentais. Após a formação de números, ordens e classes (até centena para os pequenos e milhóes paa os maiores)   Tudo no concreto e, para isto, tudo serve: flores, bichinhos, bolinhas, carrinhos, bonecos.


somando ou subtraindo  

Tudo com muitos jogos, tabuadas artísticas, e no meio disso tudo, atividades artísticas. Varios jogos são realizados. Colando só depois que acerta uma conta da tabuada ou ela toda. As crianças adoram as tabuadas artísticas, pois cada uma se tornam um desafio para elas.


completando uma cena ou montando um 
quebra-cabeça

Iniciamos o estudo das operações fundamentais e daí para a resolução de problemas. De início, problemas ilustrados, para que compreendam a importância e a função dos enunciados. Depois, do jeito convencional. E, para isto, existem inúmeros materais didáticos e jogos que melhoram a compreensão da criança com ou sem deficiência, como por exemplo:


balanças                                     material dourado

 
 bolinhas de gude

Para o fundamental II e Ensino Médio, como as dificuldades são maiores e os estudantes já possuem um pensamento mais formal, todos os conteúdos são baseados nas reais dificuldades e possibilidades de cada um. Porém, sempre com o mesmo cuidado e  carinho que é dedicado aos menores.

5 comentários:

  1. Belos trabalhos! O blog está ficando muito bom! Bem rico e diversificado. Continue divulgando!

    ResponderExcluir
  2. Belíssimos trabalhos, continue assim!
    Vindo de você só poderiam ter este potencial criativo.

    Flávia Maia.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo belissimo trabalho!
    Gostaria de saber se em Brasilia tem um trabalho parecido.
    Voce poderia me ajudar e tambem mne dar umas dicas de como ajudar na alfabetização de meu neto de cinco anos que tem SW. Ou eu mesma fazer um trabalho paralelo ao da escola poderia atrapalhar? Sou professora de series iniciais, aposentada, 53 anos. mas, nunca trabalhei com crianças especiais.
    Meu neto e eu nos amamos e nos relacionamos mto bem. Ele adora mexer no meu cabelo, mas a mãe proibiu, dizendo que ele não é menina.
    Por favor, me ajude a ajudá-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayse, se for possível, mande um e-mail para que eu mande sua resposta. Meu endereço eletrônico é contato.milmaneiras@gmail.com

      Excluir
  4. AH ...voce tem um BLOG?
    Qual é?

    ResponderExcluir