terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Escola chata.... já era!

Muitos estudantes explicam que não gostam de estudar porque a escola é chata. Afirmam que a mesmice das aulas e das atividades os deixa cansados, angustiados e dispersos. Muitos declaram abertamente que gostariam de estar em outro lugar. E para acabar com a mesmice, lá vai uma dica: trabalhar com origami.

Como todo mundo sabe, o ORIGAMI é uma arte milenar de origem japonesa. Nasceu como passatempo interessante e divertido da Corte Imperial. Com o tempo, esse passatempo popularizou-se constituindo-se numa tradição cultural desse país. Foi, portanto, essa tradição quem transformou o passatempo em arte.

O ORIGAMI é a “arte de dobrar papel”. Para isso, segue algumas poucas regras e uma seqüência de passos.




Atualmente, estudiosos dessa arte descobriram que o ORIGAMI apresenta propriedades terapêuticas, isto é, ajudam no desenvolvimento da intelectual, pois exige muita atenção e concentração, estimula a imaginação e desenvolve a destreza manual melhorando a coordenação motora fina. Como arte, é um excelente recurso expressivo, onde podemos diagnosticar várias dificuldades que os alunos apresentam e que são essenciais para as aprendizagens escolares. 



Na Educação Escolar, atividades de origami ajudam na compreensão de conceitos matemáticos, principalmente, no ensino da Geometria, da Simetria, das formas geométricas planas e sólidas, nas noções de área e perímetro etc. Em Português, seja com figuras isoladas, formando uma cena ou, colocados num cenário desenhado, os ORIGAMIS podem ser utilizados  na alfabetização, como aprendizagem de palavras-chave,  na nomeação oral ou escrita de palavras,  na formação de frases e períodos, na produção de textos orais e escritos  e  na aprendizagem de alguns conceitos e noções gramaticais. Auxiliam ainda no estudo de Ciências, Geografia, História e nas comemorações cívicas e datas comemorativas.

Aos poucos  mostrarei a vocês outras variaçôes do origami. Assim, sua aula ficará ainda mais interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário