terça-feira, 29 de maio de 2012

ENSINANDO O SOM DAS LETRAS


2ª aula

Depois de trabalhar bastante e realizado uma porção de atividades de reconhecimento da  forma da letra ensinada, vou para o som da letra. Para isso, utilizo o método fonovisuoarticulatório ou “método das boquinhas”.

Este método consiste em se valer de estratégias fônicas (fonemas / sons), visuais (grafema / letra) e articulatórias (articulema /boquinhas) desenvolvidas por fonoaudiólogos com parceria de pedagogos.  É indicado para alfabetizar qualquer criança, além de reabilitar os distúrbios da leitura e da escrita.

A justificativa é a seguinte: para que se possa ler é necessário que se faça uma descodificação, isto é, que as palavras façam sentido. Mas, para isso, é preciso que a criança reconheça a relação existente entre os sons da língua falada e as letras que são suas representantes.

Por outro lado, as crianças ouvem as palavras como um todo. E para que façam a relação entre o que ouvem e as letras do código alfabético é preciso que desenvolvam habilidades de consciência fonológica. Pois bem, este método permite que se forme essa consciência através da percepção da posição da língua, lábios e abertura da boca.

Como se faz isso? A criança observa a boca de quem fala. Ouve o som e tenta imitar. Repete-se algumas vezes e ela imita. Depois, mostra-se um espelho e pede-se que ela repita o movimento observando-se no espelho.

 Algumas crianças acham graça. Riem e se divertem. E é aí que este momento se torna importante, pois brincando, a criança realiza a analise do som de cada letra, observando em si mesma a posição da língua, dos lábios e boca.

ATIVIDADES

1- Pode-se iniciar com a observação da localização de palavras com "A" inicial em jornais e revistas. Circular, colorir ou recortar a letra ou a palavra.

2- Completar palavras com a letra estudada, com letras em cartões, alternando ora de imprensa, ora cursiva..

3- Dizer palavras que conhecem que comecem com "A" (ou outra letra qualquer)

4- Colorir os "A" que aparecem no final ou meio das palavras escritas no caderno, folha ou lousa.