sábado, 15 de janeiro de 2011

VARIAÇÕES DO ORIGAMI

Durante o passar do tempo e com a difusão do ORIGAMI pelo mundo todo, algumas culturas contribuíram com algumas modificações, fazendo surgir as “variações do origami”. Algumas variações chegaram ao Brasil, mas sem o nome japonês. No Brasil, tudo é chamado de origami. Conheça uma dessas variações.

Provavelmente você já viu ou fez alguns  modelos como estes:




Pois bem, é feito de origami, mas seu nome é KUSUDAMA. São formações em forma de esfera. No Japão, serviam para colocar remédios ou ervas aromáticos em rituais de cura. No Brasil, servem também como elemento de decoração. Mais novidades virão. Aguardem!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

MIMO DEMAIS.... ESTRAGA?

Aproveitando uma pergunta feita num dos comentários deste blog, resolvi responder em forma de artigo dada a importância do assunto.

Todos sabemos que os pais amam seus filhos e é louvável que seja assim. É na família que as crianças aprendem lições de afeto e consideração pelas outras pessoas. É na família também que se formam as bases do caráter e da personalidade dos filhos. No entanto, há pais que exageram no seu amor e devotamento a eles.

Tudo começa quando a família recebe a notícia de que está grávida. Pai, mãe, avós, tios e tias imaginam como ele será, fazem planos, e até decidem a profissão que exercerá no futuro, Afinal, todos amam esse bebê e querem o melhor para ele.

Após o nascimento, cercam a criança de toda a atenção, adivinham os desejos mais secretos, resolvem todos os problemas, cedem a todos os seus caprichos não importando o sacrifício que façam para realizá-los. Mais tarde, dão á criança total liberdade de escolha para decidir do brinquedo a escola a freqüentar, do comer e do vestir até a professora com quem vai estudar. Não há regras, nem limites para o “poder” dessa criança. Afinal, ela precisa sentir que é “amada” e ninguém quer que ela sofra ou se frustre.

Dessa forma, a criança vai aprendendo que a vida é fácil e que todos estão a seu inteiro dispor. Aprende que as regras podem ser quebradas e os limites estendidos. Gritos, choros, birras, persistência em querer tudo o que o que vê (geralmente, os mais caros) são evidências de crianças superprotegidas, comumente chamadas de “mimadas”.



Mas, que prejuízos isto traz? A nível de desenvolvimento esta atitude familiar acarreta uma imaturidade neurológica, que por sua vez, traz infantilização e a dependência, a falta de responsabilidade, a falta de iniciativa. A nível de comportamento traz a “preguiça”, a ganância, o egocentrismo, a rebeldia, a desobediência e a indisciplina. A nível de inteligência acarreta prejuízos no raciocínio lógico e na solução de problemas práticos do cotidiano, nas capacidades e habilidades. A nível escolar, prejuízos no aprendizado das operações fundamentais (principalmente nos cálculos de subtrair e dividir), na resolução de problemas, na compreensão das regras gramaticais, da leitura e da escrita, pois faltam-lhe a criatividade e a expressividade espontânea. A nível de socialização é, geralmente, intransigente, egoísta, pouco solidária pois não consegue se colocar  no lugar do outro ou valorizar as qualidades dos amigos. É, geralmente, uma criança de difícil adaptação entre seus pares por ser mandona, quer sempre liderar tudo sem dar chance a ninguém, .por achar que é a melhor do que os outros. Quando não atendida em suas vontades, faz birra, emburra e se isola.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Escola chata.... já era!

Muitos estudantes explicam que não gostam de estudar porque a escola é chata. Afirmam que a mesmice das aulas e das atividades os deixa cansados, angustiados e dispersos. Muitos declaram abertamente que gostariam de estar em outro lugar. E para acabar com a mesmice, lá vai uma dica: trabalhar com origami.

Como todo mundo sabe, o ORIGAMI é uma arte milenar de origem japonesa. Nasceu como passatempo interessante e divertido da Corte Imperial. Com o tempo, esse passatempo popularizou-se constituindo-se numa tradição cultural desse país. Foi, portanto, essa tradição quem transformou o passatempo em arte.

O ORIGAMI é a “arte de dobrar papel”. Para isso, segue algumas poucas regras e uma seqüência de passos.




Atualmente, estudiosos dessa arte descobriram que o ORIGAMI apresenta propriedades terapêuticas, isto é, ajudam no desenvolvimento da intelectual, pois exige muita atenção e concentração, estimula a imaginação e desenvolve a destreza manual melhorando a coordenação motora fina. Como arte, é um excelente recurso expressivo, onde podemos diagnosticar várias dificuldades que os alunos apresentam e que são essenciais para as aprendizagens escolares. 



Na Educação Escolar, atividades de origami ajudam na compreensão de conceitos matemáticos, principalmente, no ensino da Geometria, da Simetria, das formas geométricas planas e sólidas, nas noções de área e perímetro etc. Em Português, seja com figuras isoladas, formando uma cena ou, colocados num cenário desenhado, os ORIGAMIS podem ser utilizados  na alfabetização, como aprendizagem de palavras-chave,  na nomeação oral ou escrita de palavras,  na formação de frases e períodos, na produção de textos orais e escritos  e  na aprendizagem de alguns conceitos e noções gramaticais. Auxiliam ainda no estudo de Ciências, Geografia, História e nas comemorações cívicas e datas comemorativas.

Aos poucos  mostrarei a vocês outras variaçôes do origami. Assim, sua aula ficará ainda mais interessante.