sábado, 7 de março de 2015

terça-feira, 3 de março de 2015

TECELAGEM COM PAPEL

Esta é uma atividade muito antiga. Eu mesma fazia na escola, nos meus idos anos de infância. Eu e minha turma gostávamos muito desta atividade. E as crianças de hoje, também.

Para realizá-la basta apenas 1 folha de sulfite branca para a base e outras 2 ou 3 folhas coloridas e cola. As coloridas ainda podem ser de qualquer outro papel incluindo folhas de revista e até mesmo de jornal.

Como fazer:

Na folha branca trace, a partir da borda, uma margem da largura de uma régua no sentido da largura. Faça o mesmo com a parte inferior da folha. Divida a linha traçada de 1 em 1 cm e recorte essas linhas de uma margem a outra, usando um estilete.  

OBS: Caso queira trabalhar esta atividade com deficientes intelectuais ou com crianças pequenas, recorte a parte inferior da base também. Respeite apenas a margem superior. Ao confeccionar o tecido com papel levante bem as tiras que ficarão por cima. A criança coloca o papel colorido, abaixa e levanta a que estava por baixo. Fica mais fácil para elas.

Com as folhas coloridas, recorte tiras separadas de 1 cm, até que tenha o suficiente para cobrir a folha. E pronto. As crianças poderão escolher com que cores ela quer trabalhar.

Depois, é só ir colocando as tiras coloridas passando uma por cima e outra por baixo para tecer. Na cor seguinte, onde havia passado por baixo, agora passe por cima e onde havia passado por cima, passe por baixo. Assim, todas as carreiras da mesma cor ficam iguais. Junte bem as tiras e cole as bordas laterais para que não fiquem saindo do lugar. Preencha tudo até a margem inferior. Corte os excessos e está pronto um lindo trabalho.

Veja como ficaram bonitos os que fizemos:

 


As crianças maiores podem modificar o padrão criando novas formas de realizar o mesmo trabalho. Como estas.



O que se trabalha com esta atividade:

Coordenação motora fina, atenção e concentração durante o trabalho (porque acaba errando e tem que refazer), a paciência, perseverança e o controle da ansiedade.

Se gostou, mãos a obra.