quarta-feira, 4 de novembro de 2015

JOÃO E MARIA - CONTOS DE FADA


OLÁ, PESSOAL !

Mais um conto de fadas para a criançada. Mas, será que os contos de fadas são só diversão ou um filme para passar o tempo de aula?

Claro que não! Pode-se promover várias atividades com eles. Enquanto se preparam para assistir ao vídeo podemos trabalhar alguns valores como o silêncio, o respeito ao colega, etc. Após assistirem, podemos trabalhar a compreensão oral da história, e resolver dúvidas promovendo assim um diálogo entre professores (ou pais) e as crianças e colocando em prática os conceitos e valores trabalhados em outras ocasiões.



Num segundo momento, podemos pedir que  desenhem a parte que mais gostaram ou a que acharam mais emocionante. Podem fornecer alguns materiais e pedir que construam bonecos de papel ou de sucata com os personagens ou ainda, fazer fantoches, dedoches ou palitoches, para que a história fique em pauta por alguns dias. Ou ainda, que preparem com papel ou roupas velhas o figurino para que elas mesmas possam representar a história teatralmente. Esse trabalho pode ser individual ou em grupo, onde pode trabalhar a socialização e a inclusão. 

Com os desenhos pode-se fazer uma exposição na classe ou num local da escola e que possam ser vistos por outras pessoas. Já com os fantoches, dedoches e palitoches pode-se fazer um teatro, trabalhando assim a linguagem e a expressividade oral.

Só então, podemos partir para a escrita com resumos da história toda (ou parte dela) onde se trabalha a escrita, a formação de frases, a gramática, além da ampliação do repertório vocabular.

Viram como não é só diversão?

Espero que aproveitem a ideia.