sexta-feira, 17 de abril de 2020

Conversa de adulto (14.1) - TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

Chama-se transtorno quando a ansiedade se torna um incômodo para o indivíduo, fazendo com que deixe de fazer aquelas tarefas rotineiras ou de se concentrar ao realizá-las. Isto porque esse “deixar de fazer ou de se concentrar” assume um comportamento que o prejudica totalmente. Um pequeno e simples exemplo, é quando a pessoa fica sem dormir por vários dias seguidos por estar preocupada com alguma coisa no seu trabalho. Outro exemplo, quando um adolescente deixa de se alimentar por ter que fazer uma prova de uma matéria, julgando que irá mal nessa prova. 


E em termos de transtornos, podemos distinguir a ansiedade em dois grandes grupos: o da “ansiedade generalizada” e o das “fobias”. 



1- TRANSTORNO DA ANSIEDADE GENERALIZADA (TAG) – é aquela em que a preocupação é constante e duradoura. É um estado de ansiedade excessiva onde são afetadas as principais áreas de ação, como as do trabalho e família. Perceba: 



Tudo, absolutamente tudo, é motivo para impulsionar a ansiedade. Se o filho está para chegar e demora cinco minutos a mais, se o bebê cai ao dar os primeiros passos, se o um filho tem uma febrícula, se o marido se demora para sair para o trabalho, se sabe que alguém está doente... Dessa forma a pessoa fica em estresse o dia inteiro, com preocupações e pensamentos negativos. 

Evidentemente, os transtornos causam sintomas físicos como por exemplo: dores de cabeça, enxaquecas e disfunções de órgãos (como a taquicardia, dores estomacais e problemas digestivos). 

2- FOBIAS - 

As fobias são as mais comuns. O início pode ser repentino, como um descontrole dos sentimentos de terror e de extrema ansiedade. Muitas são as fobias e dentre todas, destaco: 

a) A FOBIA SOCIAL – esta é uma fobia específica que se manifesta sobre o contato direto com pessoas. Mas também existem outras menos comuns como o contato com estados climáticos, ambientes fechados, procedimentos, médicos e dentistas, cirurgias, altura, falta de luz etc... etc 


b) O PERFECCIONISMO – que faz parte do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Nesta fobia, as pessoas que estão sempre se julgando, se avaliando, com medo de errar e sofrendo com este problema. O incômodo e a angustia de terem tudo da maneira exata que planejaram, e, ao terminar, podem não estar satisfeitas e começam a busca pela perfeição novamente. 


c) ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO – é uma fobia que costuma ocorrer após a pessoa vivenciar uma experiência traumática (uma cirurgia, um acidente, uma doença grave, um assalto etc). Os principais sintomas são: a dificuldade para dormir, a sensação de insegurança e inquietude, isto porque não conseguem dominar as lembranças (imagens mentais ou flashbacks) do ocorrido e permanece continuamente em estado de alerta. 


d) O TRANTORNO OBSSESSIVO COMPULSIVO (TOC) - é aquela em a pessoa age com ações repetidas ou compulsivas, como lavar as mãos a todo momento, verificar constantemente se a porta está fechada, arrumar as coisas sempre no mesmo lugar e se vê algo milimetricamente fora do lugar, já se sentem incomodados, etc. O TOC é um transtorno comum e, no caso da ansiedade se caracteriza pela presença de pensamentos indesejáveis que não consegue controlar e que geram desconforto,  depressão e medo. 


e) CRISES DE PÂNICO ou AGORAFOBIA – a fobia do pânico ocorre quando, sem um motivo real a pessoa sente calor, tontura, vômito, pressão alta e/ou falta de ar causado por um medo de alguma coisa que passa por sua mente e a invade a pessoa sem que possa saber explicar o motivo. Geralmente a pessoa tem dificuldade, por exemplo, em sair de casa, falar em público ou desempenhar uma função que lhe foi determinada. 

E estes transtornos, meus amigos, já dão muito o que fazer. Porém, se você perceber ou se identificar com algum destes transtornos, procure um profissional (psicólogo) da sua confiança, o mais rápido que puder para que a situação não se agrave.