quinta-feira, 31 de julho de 2014

BRINCANDO COM AREIA

OLÁ, PESSOAL!

Muitas crianças sentem vontade de brincar com areia, mas ficam incomodadas com a textura. Para resolver esse problema é fácil.

Basta arranjar um pote de sorvete, um pouco de areia de vaso (que pode ser colorida ou não) e bolinhas de gude. Coloque as bolinhas no fundo do pote e cubra com areia até a metade do pote. 

Desafie a criança a encontrar a quantidade de bolinhas colocadas. Elas esquecem  da areia e mergulham a mãozinha dentro do pote e só a retiram quando a última bolinha for encontrada.

Esta brincadeira ajuda na contagem das bolinhas, além de trabalhar a questão da textura da areia. E  ela mesma propõe ou pede a repetição da brincadeira.


Uma outra brincadeira divertida é fazer caminhos com as bolinhas. Para isto, troque o pote de sorvete por uma bandeja funda de plástico e reaproveite a areia e as bolinhas de gude. 



Logo estarão mergulhando a mãozinha inteira na areia.


Outra ideia legal é substituir as bolinhas de gude por carrinhos. Você pode substituir por soldadinhos plásticos (desses de Kit), animais, flores, bonecos e o que mais puder inventar. Assim, a caixa de areia terá sempre uma cara e um atrativo novo. E como podem ver, não é só uma mão que entra na brincadeira. A outra também.



Além da contagem e da textura, a caixa de areia trabalha o sensorial, a coordenação motora, a preensão, a coordenação de movimentos. Desperta a vontade de criar e de contar histórias espontâneas, desenvolvendo a imaginação. Desperta o desejo de reproduzir o barulho dos objetos dando mais realismo ao que está sendo imaginado. 

Se gostou, aproveite a ideia.