quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Conversa de adultos 6 - OS DESENHOS INFANTIS DOS 3 AOS 4 ANOS


A mão já está firme e pode segurar um lápis tranquilamente e na posição correta.  Aos 2 anos inicia o traçado dos círculos e próximo aos 3 anos já os faz com maior precisão.

a) A FASE DOS QUADRADOS



Seis meses após o surgimento dos círculos, as crianças começam a testar as formas quadrangulares (de 4 lados). Chamamos de FASE DOS QUADRADOS. E também devem serem traçado com mais precisão por volta dos 2 anos a 2 anos e 6 meses. A partir dessa idade, tudo o que a criança tentar desenhar ela o faz com círculos e quadrados.

b) O DESENHO DA FIGURA HUMANA


É nessa idade que tentam desenhar a figura humana. É uma fase importante. A figura é estranha, composta de um círculo irradiado. É a FASE GIRINO ou o princípio da figura humana no desenho. Isto porque a percepção de seu próprio corpo ainda não está totalmente desperta.

Alguns meses mais a frente, essa figura ganha olhos e boca grandes, mostrando que a percepção de seu corpo avançou um pouco. Afinal é pelos olhos que veem e observam as coisas e pessoas, e a boca, por onde entram os alimentos.


Os raios em torno do círculo diminuem para 4 que servem como braços e pernas e em cujas extremidades são desenhados pequenos círculos que interpretamos como mãos e pés. Mas ainda não entendem a importância dessas partes. Algumas crianças colocam alguns traços no alto do círculo que interpretamos como “cabelos”, que representa um sentido de organização perceptual mais apurado.


Não é o momento de corrigir ou mostrar falhas no desenho delas. Elas não entenderão o que você diz ou quer que ela faça. Apenas elogie e incentive a fazer outros. O importante é verificarmos se as pernas estão alojadas no lugar adequado. Na figura acima, a criança também mostra os pés (pequenos círculos), o que também é importante para ela.

Se observarem com mais atenção, vocês podem atentar que os olhos já apresentam a íris, diferente das imagens anteriores que aparece apenas o local dos olhos. Este é um outro bom sinal de desenvolvimento dessa criança.

Para as crianças consideradas sem deficiência e que chegaram a esta idade ou estão em fases com atraso, volte ao trabalho de percepção do corpo lá dos tempos do primeiro aniversário. Retome-a com mais ênfase fazendo a criança a nomear e a apalpar as partes do corpo pedidas por você.

Há outros exercícios que podem ajudar bastante, tais como:
a) usar músicas infantis em que se nomeiam e se apontam as partes do corpo que estão sendo cantadas.
b) usar o banho, mas desta vez, nomear para ela passar a esponja e lavar.
c) usar quebra-cabeças com poucas peças e cujo tema seja figuras humanas.
d) chame a atenção para as figuras humanas na hora da história, pedindo que a criança aponte e/ou fale onde estão ou como são: os pés, as mãos, a cabeça, o corpo, o tamanho dos braços e pernas, de onde eles saem no corpo dos personagens.

Próximo aos 4 anos, a criança já desenha a figura humana mais parecida com o real. A cabeça diminui muito de tamanho e se separa do corpo. Ganha olhos, boca, orelhas e cabelos nomeados pela própria criança.

Em contrapartida, o corpo cresce exageradamente. É sinal de uma nova etapa do desenvolvimento e da percepção de seu próprio corpo. Evidentemente, é uma percepção externa do corpo. Ao nomear as partes do tronco confunde estômago com barriga e isso é normal pela proximidade da localização.

A criança sabe que tem braços, mas não importância a eles ainda. Sabe que ficam próximos à cabeça e os coloca próximos a ela, dando o observador a impressão que saem do pescoço. São apenas projeções e possuem mais a aparência de mãos. Destoam em comparação às pernas que continuam longas, podendo ou não dar ideia de movimento.

Obs: A impressão de movimento não é uma regra definitiva, pois depende da maturidade e da percepção de cada criança.

A partir deste momento, as fases duram menos tempo que as anteriores. E em breve espaço de tempo, os braços vão para uma localização mais adequada, se alongam e terminam num círculo radiado, representando a mão e os dedos. No início são mais de cinco dedos, mas aos poucos vão acertando.