domingo, 23 de setembro de 2012

OS DEFICIENTES E A OPERAÇÃO DE ADIÇÃO

Ensinar os deficientes a somar não é difícil, mas a grande preocupação é fazê-los entender o que estão fazendo. Por isso, não se pode esquecer que estas crianças precisam de uma carga maior de atenção e de exercícios concretos.


1º PASSO
Eu começo com um jogo. Um jogo formado por uma base de cartolina, com um espaço em branco que pode ter qualquer formato. Para as operações, uso bichinhos, florzinhas, bolinhas ou outro elemento qualquer. Com este jogo avalio se a criança está pronta para aprender as operações.


O jogo consiste em colocar uma quantidade pedida. Eu coloco um e peço que ela coloque dois, por exemplo. E pergunto: quantos ficaram? A criança conta. E pergunto novamente: ficou mais do que você colocou? Depois de responder, retira-se tudo e recomeça-se com outra quantidade, usando o mesmo procedimento. Entendida a brincadeira, a criança passa a fazer sozinha. O importante é que a criança participe ativamente. 

2º PASSO
Depois desta fase, uso brinquedos pequenos. Fico com uma parte dos brinquedos e a criança com outra. Coloco uma quantidade e a numeração correspondente. E peço para que a criança coloque o quanto desejar e procure o número correspondente.

 mais

E pergunto: quanto fica 5 brinquedos mais 1 brinquedo? Ao falar a palavra  "mais", empurro os brinquedos que ela colocou para junto dos que eu coloquei. Ela conta e volto a perguntar se ela ficou com mais coisas. Deixo que ela tente fazer sozinha. Fico de olho se ela repete a palavra "mais".

3º PASSO
Depois, em folhas ou no caderno, utilizo desenhos ou colagens. E faço vários exercícios como estes. Sempre com a criança contando.

 

4º PASSO
A seguir, vem a fase do Material Dourado. E trabalho com eles como na fase dos brinquedos, enfatizando as palavras "mais" e "igual a..."


 igual a
                            3 mais 5

5º PASSO
É a fase das continhas verticais.Nesta fase, também ensino a criança a representar as operações com o material, colocando o número superior num lado e o inferior no outro. Peço que junte, conte e coloque a resposta na conta.

Em qualquer um dos passos, o movimento de juntar é muito importante.