sábado, 19 de janeiro de 2013

BAIXA VISÃO


DISTÚRBIOS PERCEPTIVOS VISUAIS

O ato de ver implica dois movimentos importantíssimos e que atuam concomitantes: o “ver” que é um movimento fisiológico e o “olhar” que é um movimento que necessita de ações cerebrais e psicológicas.

"Ver" implica na percepção dos diferentes efeitos produzidos pela luz que inside sobre os objetos, que podem estar se movendo ou estáticos, os matizes e a sombra e de encaminhar essas percepções para que cheguem ao cérebro. Já o "olhar" requer certas sutilezas e envolve áreas e tarefas cerebrais específicas e especializadas de forma a dar respostas interpretadas, adequadas e significativas a cada estímulo. Olhar é uma atitude que envolve o nosso querer, portanto, intencional.

A baixa visão se inclui na categoria das deficiências visuais. Pessoas com baixa visão possuem uma acentuada dificuldade ou uma incapacidade (afasia visual) para ver impedindo, muitas vezes, que entre em contato e conheça, por meio da visão, o mundo em seu entorno. Essa dificuldade é variável e definida pelos vários graus de acuidade. Porém, nem sempre o uso de lentes corretivas resolve o problema. A dificuldade, então, interfere nas atividades diárias, na leitura e na locomoção. Normalmente, é mais frequente em idosos, mas também pode ser encontradas em crianças e em pessoas de qualquer idade.

Uma criança com baixa visão não significa que ela deixa de ter capacidades ou potencial para desenvolver as habilidades visuais que envolvem o olhar. Segundo BARRAGA (1978), as habilidades visuais não dependem somente do olho. Dependem, principalmente, das funções exercidas pelo cérebro. E, para isso, precisam ser estimuladas adequadamente. Caso essa estimulação não aconteça, os problemas visuais podem evoluir para uma dificuldade maior: a cegueira.

A descoberta da baixa visão deve ser precoce para que sejam elaboradas as medidas preventivas para a prevenção da cegueira e/ou melhoria da visão. Por isso, a consulta ao oftalmologista diante de qualquer suspeita é importantíssima.

TIPOS DE BAIXA VISÃO

Cada tipo de baixa visão causa um tipo diferente de efeito na visão. As mais comuns são:

a)    DEGENERAÇÃO MACULAR

A mácula é uma região próxima ao centro da retina. O processo de envelhecimento ou o desgaste do tecido que a formam. E degeneração pode ocorrer com ou sem perda de sangue e do humor aquosos. Esta última é conhecida como “degeneração seca”. A degeneração macular seca faz com que a perda da visão seja gradual e, na outra, a perda da visão é mais rápida.  Nos dois casos a região central da visão é a mais afetada, tornando difícil ver o objeto em linha reta. 

b) RETINOPATIA DIABÉTICA
Um dos efeitos do diabetes que ocorre a longo prazo é o vazamento  de sangue em alguns vasos que irrigam a retina. Esse vazamento provoca manchas escuras no campo visual, fazendo com que as imagens fiquem  borradas ou distorcidas.

c) CATARATA
A catarata é uma membrana opaca que cobre a íris resultando numa imagem turva e sensível á luminosidade. Muita gente pensa que a catarata é um problema dos idosos. Mas, bebês podem nascer com elas, e são chamadas “cataratas congênitas”.

d) GLAUCOMA
O glaucoma é causado por um aumento da pressão intra-ocular e provoca danos no nervo óptico. O resultado é a perda da visão periférica e a visão central é borrada e desbotada, o que torna a leitura bastante difícil.

fonte:
http://www.brasilmedia.com/Baixa-visao.html#.UPstECfAeCo (texto e imagens)

domingo, 13 de janeiro de 2013

PATO DONALD E ZÉ CARIOCA EM AQUARELA DO BRASIL

ME PERDOEM, MAS NÃO RESISTI.


Este desenho animado me lembra meus distante anos da infância. 

Simplesmente lindo!