quinta-feira, 20 de agosto de 2015

FEMININO E MASCULINO PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS


Ensinar gramática de nossa língua não é fácil. Aprendê-la, especialmente para os deficientes intelectuais, também não é. Muitos não se lembram do que aprenderam no dia anterior. Por isso, é um jogo de paciência, uma regra por vez e muita repetição.

INTUINDO O SIGNIFICADO DE MASCULINO E FEMININO

1ª regra - masculinos terminados em "o"

Desenho ou copio da internet algumas figuras de bichinhos (daqueles para colorir e bem conhecidos) cujo masculino termine em "o". Alguns tem lacinhos, vestidinhos, avental e os uso para formar os femininos. Para o masculino, retiro os que tem calças, gorros, chapéu, boné. Não precisam ser exatamente iguais. Mas, procuro deixá-los com um tamanho semelhante. Recorto, dou um colorido (ou deixo que a criança o faça) e colo no caderno.

Se o colorido for meu, peço para que ela circule os que parecem meninos. Caso contrário, peço para que ela dê o colorido. Quando terminam, eu pergunto: - Qual o nome deste bichinho? A criança os nomeia oralmente e escreve. E assim até terminar o exercício. 

Voltamos ao início, para nomear o par. Então pergunto: - Se este é um gato menino, como dizemos quando o gato é menina? A criança geralmente responde e escreve.

 

Terminado o exercício, explico que a palavra MASCULINO indica que é um bicho menino. A palavra FEMININO indica que bicho é menina.  Repito isso algumas vezes até que fixe na memória. Ora fazendo primeiro o masculino, ora o feminino.

VARIAÇÃO: você pode copiar da internet uma série de bichinhos masculinos e femininos e colar aleatóriamente numa folha e depois imprimir. A criança recorta todos e forma os pares. Se quiser, pode pedir que cole no caderno, nomear, fazer a leitura (se o nome do bicho estiver escrito) ou copiar os nomes em letra cursiva ou de imprensa, se este for o seu objetivo.

Quando a criança já aprendeu um bom número de palavras, jogamos o Jogo do Mico
com o nome dos bichinhos estudados. 


O jogo é formado por cartas de números ímpares (porque o Mico não tem par). Divido as cartas em três partes (para mim, para ela e outra para compra, já que trabalho individualmente com cada criança). Este jogo pode ser realizado com até 4 crianças e neste caso, o jogo deverá term um número de cartas que seja múltiplo de 4 + 1. Essa uma a mais é para o mico.

O jogo começa colocando as cartas voltadas para cima. Cada participante forma os pares de femininos e masculinos que puder com as cartelas que possui. As cartas que ficarem sem par, podem ser compradas do seu oponente, desde que seja a sua vez. E se ninguém tiver, compra-se do monte até que encontre a carta desejada. O mico deve ficar no monte de compras e perde o jogo quem pegá-lo.


Na próxima postagem, mostrarei como se faz um Jogo do Mico caseiro. Até lá e divirtam-se