terça-feira, 25 de junho de 2013

QUANDO A CRIANÇA ESCREVE COM AS LETRAS SEPARADAS

TRABALHANDO COM DEFICIENTES

Aprender a escrever não é fácil. E ainda mais para quem tem deficiência intelectual. Muita coisa precisa ser entendida e memorizada para que se escreva bem.  

Como sabem, todo deficiente intelectual tem, geralmente, problemas no entendimento da sequencia das letras usadas na palavra. E para ensinar a sequência de letras muitos exercícios como este são realizados até que ela seja memorizada.


Por isso, e por ser mais fácil a escrita com a letra de imprensa para elas, as crianças podem entender que as letras de uma palavra ficam separadas umas das outras.  Como então, resolver este problema?

Fácil! Usando um brinquedo comum entre as crianças e que os deficientes intelectuais também gostam: o LEGO. Monte com esse brinquedo uma locomotiva e alguns vagões, formando um "trenzinho". Mas, não os junte ainda. 

 Deixe a criança experimentar. Se a criança não se manifestar, pergunte a ela porque os vagões não acompanham a locomotiva que tem por função puxar os vagões? Espere a resposta da criança. 

Se ela não souber ou responder de uma forma não correta, mostre que é preciso que os vagões estejam unidos (ligados) um no outro e também com a máquina (locomotiva). Una os vagões uns nos outros e, por fim, na locomotiva. Movimente-o por alguns minutos. Depois, deixe que a criança experimente novamente. 

Desmonte tudo e deixe que ela refaça o trem e brinque com ele. Nessa brincadeira, muitas vezes, os vagões se desengatam e ficam parados. É neste momento que, ao refazer o engate para que o trem se movimente, é que ela percebe a necessidade desse ligamento. 


 

É, então, chegado o  momento de dizer a  ela que com as palavras  acontece o mesmo. "Somente as letras unidas umas às outras formam uma palavra". Ao escrever, se a criança separar novamente, basta lembrar do trem. Treine a escrita de várias palavras por alguns dias. Em pouco tempo, com certeza, estarão escrevendo com todas as letras unidas.