sexta-feira, 25 de maio de 2012

INICIANDO A ALFABETIZAÇÃO COM DEFICIENTES


Dominados os conceitos básicos, as crianças estão aptas para se alfabetizarem. Eu começo pelas vogais e uma de cada vez. Utilizo, segundo Montessori, uma lição de 3 tempos.

(1ª aula)


1º tempo: APRESENTAÇÃO DA LETRA.

Apresento a letra “A” de imprensa maiúscula e minúscula com uma figura que facilita a relação nome-letra e o som.

2º tempo: CONHECENDO A FORMA DA LETRA.

Mostro a letra de um Alfabeto Móvel. Este material tem letras soltas e pode ser construído com EVA, madeira, papelão ou outro material resistente. Deixo que peguem e sintam a forma da letra, trabalhando também a parte sensorial.


3º tempo: LOCAL DE USO

Mostro a letra “A” e o “a” em livros, revistas, jornal etc. apontando-as nos títulos, por serem mais visíveis. Depois, peço que encontrem e me mostrem outras  repetindo o som (chamo de “barulhinho”). A mesma seqüência e as mesmas atividades podem ser aplicadas quando da apresentação da letra cursiva. 

 


Após essa seqüência uma série de atividades pode ser realizada, tais como: 

  • colorir as letras “A” ou  “a” colocadas num desenho divertido ou em  palavras; 

  • separar a letra estudada em meio a outras, seja com o alfabeto móvel, escritas em quadrados ou círculos de cartolina, collor-set ou  papel cartão, 


  • Colorir ou desenhar dentro de um “A” ou “a” bem gordinho. A criança pode desenhar o que quiser, pois a intenção é fixar a forma da letra. Mostro aqui um G, para mostrar que pode ser usado com qualquer letra.
  • Desenhar um A com contorno grosso e deixar a criança recortar com a mão ou com a tesoura. Ajuda a fixar o contorno da letra.
  • Recortar letras de jornal ou revista com tesoura e colar numa folha.
  • Circular ou colorir com canetinha "hidrocor" palavras recortadas de jornais ou revistas,
Estes exemplos são uns poucos exemplos e, muitas vezes, precisamos muito mais. Mas, sei que pais e professores são criativos e podem encontrar outras formas. O importante é que as atividades sejam variadas para que a(s) criança(s) sintam que estão progredindo. Outra coisa importante é que as figuras que forem apresentadas devem ser bem coloridas por duas razões: uma, porque o colorido atrai a atenção dos deficientes; a outra, eles aprendem a valorizar o trabalho dos outros, sem que seja necessário fazer palestras sobre isto.  

Não precisamos dar tudo de uma vez. Mais vale um pouco bem trabalhado, sentido e experimentado do que muito. na correria.