quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Conversa 13 (1) – QUAL A ORIGEM DO MEDO INFANTIL ?



Na última postagem esta pergunta ficou no ar. E a resposta a essa indagação aqui está. Embora nossa espécie transmite geneticamente o sistema de alarme, ninguém nasce medroso. Os medos negativos que temos são aprendidos no convívio social. Vejam só:



a) O ACALANTO (canções de ninar ou canções de berço) é um tipo de música tranquila usada para relaxar as crianças e facilitar a chegada do sono. Sua origem é desconhecida, mas é usada internacionalmente. No Brasil, os acalantos foram trazidos pelos colonizadores portugueses e passaram a fazer parte do cancioneiro folclórico. 

Os acalantos podem ter ou não letras. Os acalantos brasileiros apresentam letras que falam de figuras do nosso folclore. Quem não conhece e/ou não nunca fez uso dos acalantos que falam do “Boi da cara preta”, do “ bicho Papão”, da “Cuca” na letra do Nana Nenê entre tantas outras espalhadas pelo nosso país?

Ao chegarem ao Brasil, os colonos se depararam com uma extensa área de floresta. Uma floresta desconhecida e com perigos reais que davam medo até nos adultos. E os pais, preocupados com as crianças pequenas e indefesas, passaram a usar os acalantos com letras cujos personagens lendários como a Cuca, o boi, bicho Papão, etc. O intuito de usar tais personagens era o de incutir o medo para que as crianças obedecessem e não fossem se aventurar na floresta. 

Esses acalantos repetidos inúmeras vezes impregnaram o inconsciente das crianças que, depois de adultas, passaram a repeti-los aos seus descendentes até chegaram até os dias. 


b) FRASES AMEAÇADORAS – Quem nunca ouviu pais ou responsáveis proferirem frases como: “Cuidado, que o homem do saco te pega”. Este tipo de frase é muito comum e serve para causar medo, intimidar a criança e levá-la a obedecer ao adulto, semelhante aos acalantos, porém num formato diferente.


c) CONTOS INFANTIS – A maioria dos contos infantis tradicionais estão repletos de figuras feias e malvadas como poderes mágicos como as bruxas. E em cada uma delas trata de um arquétipo importante que é a “luta entre o bem e o mal”, e na qual “o bem sempre vence”, o que é o mais importante. No entanto, não são as figuras por si mesmas que causam medo nas crianças, mas a ênfase que o adulto dá.


d) CONTOS DE TERROR – não são recomendados antes dos 10 anos de idade.


e) O PRÓPRIO IMAGINÁRIO INFANTIL – Além dos personagens inseridos pelos que os adultos no inconsciente infantil, a criança tem a capacidade de imaginá-las da forma que bem desejar e sem que os adultos possam impedir de alguma forma. Por outro lado, a criança tem a capacidade de imaginar outras, tendo as primeiras como base.

Fonte de imagens: Google.