quarta-feira, 25 de maio de 2011

IMATURADADE... O QUE É ISSO?

Muitos pais e professores costumam dizer que as crianças são imaturas quando não conseguem fazer algo como queremos que ela faça. Será que eles estão com a razão? Vejamos então:

O cérebro é formado por milhões de neurônios. Sua função é formar o cérebro e fazê-lo realizar suas funções através da formação de uma rede extensa e complexa cuja finalidade é a de fazer a comunicação entre os neurônios. É dessa maneira que uma informação chega até a área de processamento. Um neurônio é formado pelos dendritos, corpo celular, axônio e terminais axônicos.
São os dendritos quem tece a teia comunicativa para receber a informações a ele ligadas e desenvolver-se. As outras informações vão para o corpo celular. Toda informação que chega ao corpo celular é transformada em impulso elétrico e encaminhada para o axônio. Lá, a informação caminha rapidamente para chegar levada aos terminais axônicos. Para que possa caminhar com eficiência, o axônio precisa ser protegido por um tipo de gordura produzida pelo cérebro, a MIELINA. Os terminais axônicos transformam o impulso elétrico em impulso químico para realizar as sinapses ou seja, a troca de informações..


A produção da mielina está ligada com a maturidade das funções cerebrais. Maturidade quer dizer “estar pronta”. Por isso, a criança anda quando está pronta para andar, fala quando está pronta para falar etc. A falta ou a produção escassa da mielina causa a imaturidade, ou seja, a criança “ainda não está pronta” para realizar determinadas tarefas. Essa falta pode ser momentânea ou indefinida (se o cérebro produzir pouca ou nenhuma mielina) 

Quando aprendemos algo novo, um novo dendrito desponta no corpo celular. Se utilizarmos esse novo conhecimento, são agregadas a ele novas informações e ele cresce e se desenvolve buscando se conectar com outros neurônios. Se a aprendizagem ficou só naquele momento, o dendrito atrofia. Por isso mesmo, quanto mais uma criança for capaz de realizar as tarefas sem a ajuda do adulto, mais experiências e mais vivências adquirirá. O corpo celular de seus neurônios ficará repleto de dendritos e, portanto, será mais inteligente, terá raciocínio mais rápido, terá mais iniciativas e solucionará mais facilmente os problemas que a vida impõe. Mas, quando a criança está pronta e não recebe estímulos para que se desenvolva, é erro da educação dada pela família.

 Por isso, não se deve confundir a pouca produção de mielina, que é um fato neurológico, com a falta de experiências e vivências da criança, ou seja, o resultado de erro educacional, como no caso da superproteção.

Crianças “mimadas e superprotegidas” não são imaturas, são privadas de desenvolvimento.

Fonte
FIORI, Nicole, As Neurociências Cognitivas. Trad. de Sonia M. S. Fuhrmann. Petrópolis: RJ, Vozes, 2008
KANDEL, Eric (org); SCHWARTZ, James H e JESSEL, Thomas M, Fundamentos da Neurociência e do Comportamento”. Trad de ESBÉRARD, Charles A e ENGELHARDT, Mira de C. Rio de Janeiro; ed Prentice-Hall do Brasil Ltda, 1995,.

PURVES, Dale et al. Neurociência. Trad de Carla Dalmaz et al, 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005

domingo, 22 de maio de 2011

UMA ATIVIDADE INTERESSANTE

Olá, pessoal. Trouxe mais uma sugestão de atividades para vocês. É fácil e muito interessante.


Recorte formas geométricas (quadrados, retângulos, losangos, triângulos, trapézios) de todos os tamanhos, utilizando  sobras de papel. Valem papéis de todos os tipos e texturas (cartolina, color set, jornal, revistas, papel dobradura, camurça etc) que tiverem. E vá juntando. 

Quando tiver uma boa quantidade, distribua um punhado (não muito) para cada criança e peça que eles construam uma figura, seguindo as seguintes regras: 
- só poderão utilizar aquelas formas que recebeu. Não valem trocas com os amigos.
- a forma geométrica não podem ser recortadas para se adequar a figura.
- se sobrarem formas, devem devolver. Mas, se faltar, não podem pedir para o amigo.
- devem montar primeiro sobre a mesa e, quando estiver pronto, então podem colar numa folha.

O resultado é bastante  interessante.





Este trabalho funciona como estimulador da criatividade, além de trabalhar a obediência ás regras, a solução de problemas, o raciocínio lógico, o planejamento de tarefas e a relação com a quantidade de material disponível.

Além do mais, economiza-se alguns trocados, pois são utilizados pedaços de papel que normalmente seriam jogados fora. Desta maneira, podemos ainda dar exemolos práticos de reaproveitamento de material. Nosso planeta carece de atitudes conscientes, não é mesmo?

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