sexta-feira, 23 de junho de 2017

CONHECENDO AS PALAVRAS

Não é porque uma pessoa tem paralisia cerebral que ela, necessariamente, precisa ser ignorante quando se trata do uso das palavras.

Ao trabalhar as letras procurei começar pelas que ele já sabia e, em seguida, pelas mais fáceis. Dessa maneira, deixei para o final as que considero mais difíceis como o ce - ci, ge - gi, x, z, h e as estrangeiras como o q, k, w e o y. Essas, eu vou integrando aos poucos. Depois ainda iniciarei as complexas como o nh, ch, lh, gue e gui, o r, s, n e m pós-vogal. E já introduzi o que - qui, qua e quão.

Enquanto isso, aproveito para instruí-lo quanto ao conhecimento das palavras. E procuro sempre utilizar atividades lúdicas antes de aplicar um novo conhecimento. Comecei pela ordenação do alfabeto. Vejamos algumas atividades:

1- ORDEM DO ALFABETO

Primeiro, apresentei a ordem do alfabeto com o alfabeto móvel. E foi mais fácil do que imaginava. Ele praticamente o montou sozinho. Digo praticamente porque houve umas trocas na ordem. E de lá para cá, ele o monta sem erros antes da atividade do dia.


2- COMPLETANDO O ALFABETO:

Ele observa as que faltam, as identifica e cola. Como na  foto abaixo:



3- LETRAS VIZINHAS

Ainda trabalhando a ordem do alfabeto, trabalhei as letras vizinhas, como se faz com os numerais. 



4-COLOCANDO PALAVRAS NA ORDEM ALFABÉTICA

Como ele não consegue escrever e numerar por causa dos espasmos, ele identifica e cola. Então, ao preparar a atividade do garoto, colo uma lista com umas 10 palavras mais ou menos e deixo espaço para que ele cole os numerais de 1 a 10, ou mais se for o caso. Dessa forma ele está aprendendo a colocar as palavras na ordem alfabética. Vejam alguns exemplos de atividade:

 




Com estas atividades trabalho a leitura para desenvolvê-la e ampliar o vocabulário. Trabalho ainda a identificação do registro escrito e a significação de algumas palavras desconhecidas para ele.