domingo, 9 de abril de 2017

TRABALHANDO COM A MÃO INATIVA II

Olá, amigos. Como prometi, mais algumas atividades para trabalhar a mão inativa do garoto que cuido profissionalmente. Hoje trago para vocês alguns jogos, encontrados facilmente em qualquer escola, pois são brinquedos para as turmas da Educação Infantil.

Esses jogos desenvolvem a coordenação motora fina. No meu caso, o objetivo é fazer com que o garoto movimente a mão inativa. E, quando estiver mais apto, aí siim seguirei os objetivos de cada jogo.

A mão inativa, por ficar constante sem uso, fica mais lenta e mais dificultosa para movimentá-la. Sem contar com os frequentes espasmos. Porém, a novidade motiva pois ninguém propôs tal desafio a ele.

Este primeiro jogo é formado por uma estrutura vertical, com pequenos seguimentos com certa inclinação. Ele possui uma espécie de carrinho (foto 1) que deve ser colocado nos seguimentos do mais baixo para o mais alto, para que faça o exercício de erguer o braço. Primeiro, começo com a mão ativa para aprender como fazer. Ele sorri cada vez que o carrinho desce. 

Depois ele repete com a mão esquerda, a inativa (fig 2). Ele encontrou muita dificuldade em colocar o carrinho no lugar com essa mão. E percebo que ele ajuda com a outra mão. No começo é assim mesmo.


  

 Este outro exercício trata-se de um jogo aramado e chama-se Montanha Russa. O objetivo é passar as peças de um lado para outro usando apenas a mão inativa (fig 3). Como os arames se entrelaçam, a dificuldade é maior para a mão inativa. Ele, em certos trechos, ajuda com a outra mão. Não tem importância, pois o movimento que quero que ele realize  é o de erguer o braço inativo.

(fig 3)

Este terceiro, é para Coordenação Motora. Mas quero que ele movimente a mão inativa movimentando a mão de um lado para outro. Pedi que ele e escolhesse um dos movimentos. Ele escolheu o helicóptero. Como sempre, faz primeiro com a mão direita para aprender e depois com a esquerda. Porém, encontrou muita dificuldade em manusear a figura e fazer o movimento de ir e voltar, mesmo com a mão ativa. Por isso, não segui adiante. Espero outro momento para repeti-lo.

 
fig 4                                                  fig 5

Este é um jogo de construção. O objetivo é construir uma estrutura colocando as peças uma sobre as outras. Este jogo desenvolve a criatividade, mostra os conhecimentos prévios e trabalha a paciência e a delicadeza dos movimentos.  Os espasmos atrapalham bastante, mas ele não desiste. Começou com a mão direita e quando pedi que colocasse algumas peças com a mão esquerda, desmoronou o que havia feito. Mas logo começo outra construção  (fig 6) e vejam o que ele construiu na figura 7:

fig 6                                          fig 7

O quinto exercício é um Jogo da Velha (fig 8) que usei como encaixe. Ele tirava a bolinha de um lugar e colocava na mesa. Depois, pegava da mesa com a mão direita, ajeitava na mão esquerda e colocava nos pinos. Apesar da dificuldade, foi muito bem.

fig 8

Por fim, rolar uma bola sobre a mesa com a mão inativa até onde alcançasse. O objetivo é esticar o braço para a frente (fig 9). Depois de algumas vezes, usando a mesma bola, devia segurar a bola com a mão inativa para trabalhar a preensão, abrir o braço lateralmente e soltar a bola (fig 10). Exercício que foi repetido algumas vezes também.

fig 9                                                     fig 10

Quando houver mais exercícios posto novamente.
Aguardem.