domingo, 27 de abril de 2014

OUTROS DISTÚRBIOS DE LINGUAGEM

GAGUEIRA TEMPORÁRIA

Geralmente, tem início aos 3 e vai até 12 anos e sem existir um motivo aparente (lesão ou problemas psicológicos). Ela é chamada “gagueira do desenvolvimento”.  Após os 12 anos essa gagueira cessa e não volta mais.
O que ocorre é que para que se possa falar, o cérebro precisa trabalhar de modo sincronizado com várias áreas e estruturas cerebrais. Durante o desenvolvimento da fala, o cérebro pode não obter essa sincronia em algumas áreas ou estruturas. Mas, a medida que a criança cresce e amadurece tudo se ajeita e passa a falar normalmente.
Mas, é preciso haver uma verificação do problema. Por essa razão, assim que os pais percebam que o filho está gaguejando, é preciso que o levem ao fonoaudiólogo para uma consulta, diagnóstico e tratamento (se necessário).

ECOLALIA

As pessoas com este distúrbio apresentam uma necessidade de repetir a palavra ou frases que ouvem no todo ou em parte. A ecolalia pode ser inofensiva no início da aquisição da fala porque a criança repete para aprender e formar o vocabulário. A partir dos 3 ou 4 anos a criança repetirá apenas as palavras que sejam desconhecidas para elas. Porém, se a partir dessa idade as repetições continuarem e forem frequentes é necessário a busca de ajuda profissional. O profissional mais adequado é o fonoaudiólogo.

TAQUILALIA

A taquilalia é um distúrbio que afeta a velocidade da fala. As pessoas que apresentam este distúrbio falam exageradamente rápido impedindo que se compreenda a mensagem. É uma fala que se assemelha ás transmissões radiofônicas de futebol. Porém, essas pessoas não apresentam hesitações, não gaguejam, terminam bem as palavras, não apresentam dificuldades gramaticais e nem seu discurso é confuso. Profissional indicado: fonoaudiólogo.

TAQUIFEMIA

A taquifemia também é um distúrbio que afeta a velocidade da fala que também é exageradamente rápida. Ela se diferencia da taquilalia porque o impedimento da compreensão da mensagem é causado por duas características básicas: apresenta muitas hesitações (como se procurassem encontrar as palavras na memória) e não percebem que agem dessa maneira (consciência de que isto é um distúrbio).

O diagnóstico da taquifemia depende do histórico familiar, da demora em entrar as palavras na memória, se apresentam ou não dificuldades sintáticas (se pronunciam corretamente as palavras e a gramática), se as mensagens são confusas ou não, se houve atraso de linguagem ou no desenvolvimento motor, se consegue prestar e manter a atenção e a concentração e se o sujeito é hiperativo ou impulsivo. Os profissionais indicados para este diagnóstico é o fonouaudiólogo e o neurologista.


OS PROBLEMAS DE LINGUAGEM NÃO SÃO NADA ENGRAÇADOS. TODOS TÊM TRATAMENTO.