sábado, 28 de julho de 2012

E AS AULAS VÃO RECOMEÇAR...

Fim de férias .Segunda-feira, recomeçam as aulas. Correria, preocupações, muito trabalho. O tempo parece correr mais rápido. Mais rápido que os carros da Fórmula 1. 

E há tanto o que fazer!... conteúdos a ensinar e fixar, bolar exercícios que façam os alunos atingirem os objetivos desses conteúdos, provas mensais, mais conteúdo, mais exercícios, provas bimestrais..... e isto vai se repetindo constantemente até o ano findar. 

Final do ano?!? Só de pensar dá um arrepio na espinha! mais trabalho para preparar tudo para o conselho, as papeladas de aprovações e retenções, ensaios para as festas da escola, os preparativos das lembrancinhas, da festa de formatura... Ufa! E ainda dizem que a vida de professor é fácil! Não é não. Mas, vamos ser sinceros: "Nós amamos o que fazemos".

Pensei muito no que dizer neste post. E desisti destas ideias. Nós fizemos uma escolha e arcamos com as consequências dessa escolha, sabem porque? A resposta está no cartão que fiz para vocês.


Bom retorno às aulas! E que tudo corra bem!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

PINTANDO COM TEXTURAS

Olá, pessoal!


Mais uma atividade legal para ser feita em atendimentos ou na sala de aula. Além de ser divertida é também muito interessante porque as crianças desenvolvem a criatividade e a imaginação. E, á medida que vão criando, se surpreendem com os resultados.

Tratá-se de uma pintura com giz de cera diferente do que as crianças costumam fazer. Peça que façam desenhos e os recortem. Não precisam ter muitos detalhes. Podem ter apenas o contorno. Podem ter um motivo único ou formar uma pequena cena. São interessantes os desenhos de estrelas, flores, folhas, árvores, foguetes, casas, carros, bonecos e formas geométricas .

Depois de prontos e recortados devem ser arrumados sobre a mesa (ou carteira) do jeito que a criança preferir. Colocar por cima uma folha branca. Trabalhar com o giz de cera deitado para colorir a folha totalmente numa única cor ou em várias cores. Os desenhos únicos podem ser colocados e serem puxados para onde quiserem, como os das primeiras fotos abaixo.

Vejam algumas sugestões feitas pelos meus pimpolhos:

 
Estes, foram feitos com moldes únicos e coloridos um a um, numa só cor ou com cores diferentes. Ficam muito bonitos.

 
Estes outros, depois de marcados, as crianças preferiram contornar cada figura.

As criança se surpreendem ao verificar que seus desenhos aparecem na folha. Muitos dizem que fizeram mágica.