quarta-feira, 23 de setembro de 2015

JOGO DA VELHA


OLÁ PESSOAL!

Este é mais um recurso que, além da diversão, é um ótimo trabalho pedagógico porque ensina ás crianças uma série do coisas que as tarefas escolares não chegam nem perto.  Falo de ensinar estratégias, de prever ou antecipar as ações do companheiro de jogo, de aprender a ganhar e a perder, de esperar a vez, de seguir regras, de melhorar o raciocínio e de tantas outras coisas mais.

É um jogo fácil, de rápido aprendizado porque possui poucas regras. Pode ser feito na lousa, numa folha ou ser mais sofisticado como este que mostro aqui. Pode ser jogado em qualquer canto, bastando levar um pedaço de papel e dois lápis.

O traçado do "tabuleiro" é simples também: bastam duas retas paralelas na vertical e duas na horizontal assim:
Para jogar basta combinar um simbolo para cada jogador (X ou O). E pronto, o jogo começa após decidir (ou tirar par/ímpar) quem vai fazer a primeira jogada. Assim, um da cada vez faz o seu símbolo no traçado. 

Quem colocar seus 3 (três) símbolos juntos, seja na vertical, horizontal ou diagonais vence o jogo. E por ser um jogo rápido, podem ser realizadas várias partidas.

A criança que joga comigo tem deficiência intelectual. E ganhou essa partida de mim.



 

Nesta outra partida, empatamos.

 


Vocês também podem trabalhar as operações matemáticas sugerindo um valor mais alto para quem vencer a partida e outro menor quando há empate. As crianças marcam os pontos que fazem e depois, no final do jogo cada uma soma os pontos que fizeram ou encontram a diferença entre os pontos do vencedor sobre os pontos do perdedor. 

Aproveitem a ideia que é muito legal. Mas não adianta jogar apenas um dia para conseguir os efeitos desejados. Repita-os várias vezes ou permita que seus alunos joguem por exemplo na hora do recreio ou estabeleça uns minutos para que joguem no final da aula.

Bom jogo e.... boas jogadas!