segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ESTUDANDO CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS

Uma escola não vive apenas de alfabetização e cálculos, não é mesmo? Existem outros conhecimentos que devem ser ensinados e que as crianças precisam e devem aprender.

Crianças com deficiência intelectual também precisam ter outros conhecimentos. Mas, antes de ensiná-los é preciso relembrar que elas possuem um cérebro mais lento e, por isso, custam a memorizar certos conceitos. É preciso lembrar também que, muitas crianças deficientes intelectuais possuem poucas ou nenhuma experiência de mundo. Muitas, conhecem apenas o espaço onde vivem. Outras, possuem uma visão distorcida do mundo e da realidade, porque os percebem mal. Portanto, o estudo de Ciências, História ou Geografia deve ser pausado e com tempo para experimentar coisas e situações novas.

Assim, esses conhecimentos não devem ser ensinados tudo de uma vez como se faz com a maioria das crianças da sala de aula. Muitas informações só as confundem. Escolha uma frase que tenha um conceito importante e trabalhe isso até que aprenda.

Estudando de Ciências, o tema é "SERES VIVOS". Tema que envolve alguns outros conceitos  importantes. Por isso, é preciso saber o que ela sabe e o que ela não sabe do conhecimento do mundo. 

"COISAS DO MUNDO"

Peço que a criança diga que coisas conhece e que tem no mundo. Suponhamos que ela diga: pessoas, carro, mesa, cadeira, casa, cachorro. Insisto algumas vezes: "o que mais"? Se disser coisas do mar, do ar e da terra, seu conhecimento de mundo estará mais ampliado. Então, pulo esta parte, pois ela conhece outras coisas.

Mas, ela não diz. E isto me dá uma visão de um conhecimento de mundo restrito. Então, com os dados obtidos, começo o trabalho de ampliação do conhecimento. Mostrar o que existe no mundo além do que ela conhece. Para isso, uso figuras de revista que vamos folheando e  comentando. 

Depois, peço que recorte de outra revista coisas que o mundo tem e faça uma colagem. A revista é outra para perceber se o que foi comentado foi aprendido, ou se ela faz relação com o que foi dito. Em outra ocasião podem: podem colorir figuras desenhadas numa paisagem que podem ser de jardim, mar, céu, rua, cidade etc; desenvolver origamis ou atividades artísticas sobre o assunto.

Algumas sugestões:

 
cenas para colorir

 
colar figuras ou construir castelos

 
numerando ou em atividades de alfabetização

 
desenhando ou emoldurando uma cena

 com origamis

 
ou montando cenas recortadas de revista ou jornal

Continuamos na próxima postagem