sábado, 11 de fevereiro de 2012

OS HERÓIS DOS CONTOS DE FADA


Crianças dos 4 anos até a puberdade precisam lidar com  simbolismos. Os heróis são personagens que mais atraem essa turminha. O grande atrativo é que os heróis desses contos se parecem com as próprias crianças. Ao contrário dos heróis dos desenhos animados, eles não possuem superpoderes, são alegres ou tristes e passam por várias dificuldades. Alguns são medrosos, covardes e, a maioria deles, fica impotente diante da força, do autoritarismo e da opressão. Outros saõ vaidosos, preguiçosos, solitários. Outros, ainda, são valentes, destemidos, trabalhadores e amados por todos.

Os heróis dos contos de fadas são seres humanos que possuem qualidades e defeitos como toda e qualquer criança. Vivem e morrem como todo mundo. vivenciam problemas semelhantes, lutam pelas mesmas coisas, enfrentam certas situações, medos, passam pelas mesmas angústias e possuem a mesma esperança.


Seus nomes são bastante sugestivos e as crianças, se quiserem, podem emprestar-lhes seus próprios nomes. Os heróis dos contos de fadas vivem neste mesmo planeta, a Terra. E, é aqui mesmo que recebem a recompensa por seus feitos. Não precisam morrer, ir para outra galáxia, para o céu ou transcender a qualquer outro lugar para ver seus esforços sejam reconhecidos, porque o mundo desses heróis é o mesmo mundo da criança. É essa humanidade que encanta as crianças de todas as idades. E é por isto, que as crianças gostam e se identificam com eles

Esses personagens permitem que as crianças se projetem neles e os escolham como guias. A humanidade desses heróis as ensina que é preciso lutar, se esforçar, fazer escolhas para conseguirem o que desejam muito. Também ensinam que, nessa luta toda, é preciso trilhar o bom caminho, ter ética, ser respeitoso, não supervalorizar em menosprezar os "inimigos", mas compreendê-los e aceitá-los como são. E desta forma, ensinam a todas as crianças os valores morais mais importantes, como a bondade, a honestidade e o respeito aos outros.

Ensinam também que, para que as grandes conquistas ocorram é preciso ter um objetivo e perseverar nele, pois nem tudo pode acontecer do jeito, no tempo e da forma que a criança quer. Ensina que muitas vezes, é preciso ceder em alguns pontos, retrocreder em outros, buscar novos caminhos e, para isso, não podem perder a autoconfiança e a coragem. E, se nada der certo em certa vez, devem recomeçar tudo outra vez, sem esmorecer.

fonte:
BETTELHEIM, Bruno. "A Psicanálise dos Contos de Fadas". R.Janeiro, Ed Paz e Terra, 1980.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A PLASTICIDADE CEREBRAL


Estudar sobre o cérebro é uma coisa fascinante, pois sempre se descobre algo que não sabíamos ou não tínhamos a menor idéia. Se parece algo muito complicado, basta prosseguir as leituras sobre o assunto que tudo fica mais claro e mais fácil.

O cérebro é um órgão fantástico. É o planejador, o organizador, o comandante e o controlador de todos os órgãos em funcionamento em nosso corpo e de todas nossas atividades. Apesar de sua importância e de ser muito bem protegido pela caixa craniana, esse órgão pode ser observado, tocado, examinado, analisado e manipulado Mas, para que esse líder de múltiplas funções possa funcionar bem, precisa de uma série de substâncias químicas, enzimas e hormônios que também podem ser medidos, analisados e controlados. Mas, uma coisa nos intriga. Se uma pessoa tem uma lesão ou sofre um traumatismo, como pode se recuperar e aprender as questões escolares?

E aqui está a mais interessante das recentes descobertas sobre esse órgão fabuloso: o cérebro. As pessoas com traumatismos ou com deficiência podem continuar a aprender devido a "plasticidade cerebral".

É verdade sim, que um neurônio morto jamais é substituído por outro, ao contrário do que acontece com outras partes do corpo. Uma lesão, seja de que tipo for, é como uma cicatriz que perdura ao longo da vida do sujeito. Se não for degenerativa, permanecerá no mesmo lugar e do mesmo tamanho enquanto o sujeito viver. 


Os neurônios que compõem o cérebro precisam se comunicar para levar as informações que chegam do ambiente até os centros de organização, planejamento, de execução e dê respostas corretas e coerentes com cada situação. Quando encontram um obstáculo (uma lesão), os neurônios esticam  seus dendritos (espécie de fios que partem do núcleo dos neurônios), na tentativa de tocar o neurônio que está do outro lado desse obstáculo. Quando conseguem,  fixam-se, formando um caminho alternativo de comunicação, fazendo com que as informações voltem a transitar livremente. A neurologia chama a isto de “plasticidade cerebral”. E é devido a essa plasticidade que  pessoas em geral ou com traumatismos e lesões cerebrais  podem realizar  aprendizagens.

Mas, para que isso ocorra, é preciso que o ambiente propicie os estímulos adequadas e oportunidades necessárias. Ambientes ricos e estimulantes, boa alimentação e exercícios físicos facilitam a plasticidade e desenvolvem a inteligência, a memória, a atenção e a concentração nas atividades.

O ambiente escolar tem por desafio aproveitar e desenvolver o potencial de inteligência de cada aluno em particular, e do grupo discente em geral, tendo como fonte estimuladora os processos de ensino e de aprendizagem para que todos os estudantes se tornem mais inteligentes, atuantes e articulados fora de seus muros. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas também, que não é um desafio impossível.


Fonte

Apontamentos de aula de Neuropsicologia 

domingo, 5 de fevereiro de 2012

DESENHO E PINTURA AO MESMO TEMPO

OLÁ, PESSOAL!

Mais um ano se inicia. Ano Novo, vida nova! Novas também são as ideias e sugestões para tornar suas aulas mais interessantes. E, que tal esta ideia?!? desenhar e colorir ao mesmo tempo e com um único material: cola colorida.

Desenhar e pintar com cola colorida é divertido, prazeroso e... diferente!



Vejam como algumas até ensaiam formas abstratas, embora ainda não saibam o que isso significa.
Legal, não é mesmo?

Além do prazer que esta atividade proporciona, ela desenvolve não só a imaginação e a criatividade, mas também a parte motora, a habilidade gráfica, a expressão, memória, raciocínio lógico, coerência, análise e síntese e muito mais. Desenvolve os hemisférios direito e o esquerdo do cérebro ao mesmo tempo.