quarta-feira, 8 de agosto de 2018

RUBÉOLA


A rubéola, também conhecida como “sarampo alemão”, é uma virose contagiosa, causada pelo vírus “rubella”, da família dos rubivírus. Esses vírus entram em nosso corpo pelas vias respiratórias, ou seja, pelo nariz e boca e o contágio se dá pela tosse, espirros ou gotículas de saliva ao falar, beijo e uso de objetos pessoais (talheres, copos, escovas de dente etc), ou do próprio ar contaminado por esse vírus.
 vírus rubella

O único hospedeiro desse vírus é o ser humano, assim como os vírus do sarampo, varicela, eritema infeccioso e a roséola. A rubéola ocorre geralmente na infância, entre os 5 e 9 anos. Mas pode aparecer em adultos não vacinados ou naqueles que nunca tiveram essa doença.

 os rashs

A rubéola ocorre uma única vez na vida e costuma ser benigna. Porém, se ocorrer em mulheres grávidas. A rubéola pode apresentar riscos, principalmente, se a mulher estiver nos três primeiros meses de gravidez, época em que o bebê está em formação. Os perigos vão do aborto espontâneo a deformações fetais.  Uma dessas deformações é a cegueira devido a complicações chamadas de “Síndrome da Rubéola Congênita”. Portanto, as mulheres que tiverem dúvidas quanto a sua imunidade e querem engravidar devem conversar com seus médicos para que ele recomende a vacinação. No caso da rubéola congênita, a transmissão é feita pela mãe ao feto. Após o nascimento, o bebê poderá transmitir o vírus até da idade de 1 ano.


A rubéola se propaga rapidamente dentro do corpo humano. Atinge a faringe, os órgãos linfáticos e se espalha pelo corpo todo pela corrente sanguínea. Sua incubação dura de 12 a 23 dias aproximadamente, quando começam a aparecer os primeiros sintomas. O perigo mais forte de contágio são os primeiros sete dias, ou seja, antes que os sintomas apareçam. Desta forma, um ser humano infecta outro sem sabem que também está contaminado.


Febre de 38º e erupções vermelhas na pele do rosto e atrás das orelhas (o rash) aparecem antes que se espalhem por todo o corpo.  Nesta fase, muitas vezes, as pessoas confundem a rubéola com o sarampo. O rash dura cerca de 3 dias na pele e, depois disso, não há mais perigo de contágio. Outros sintomas: conjuntivite, tosse, espirros, secreção nasal, dores musculares e articulares, dor de cabeça, pele seca, aumento dos gânglios linfáticos, dificuldade (ou dor) ao engolir e dor de garganta, nódulos na nuca e atrás das orelhas e mal estar geral.

As dores articulares são menos duradouras em crianças e mais duradouras em adultos.


QUANDO PROCURAR AJUDA MÉDICA?

·         Sempre que houver alguns dos sintomas citados.
·         Se estiver querendo engravidar
·         Se souber que não foi vacinado ou a tenha tomado há muito tempo.

FATORES DE RISCO

·         Não tomar a vacina (principalmente em mulheres que querem engravidar)
·         Estar em contato com pessoas infectadas ou com seus pertences pessoais.

DIAGNÓSTICO

A princípio a rubéola pode ser confundida com outras doenças (o sarampo, por exemplo). Um exame de sangue pode definir o diagnóstico porque 4 dias após a infectação já há a presença de anticorpos lgG e lgM no sangue.
Os anticorpos lgM são os que atacam a doença e o lgG indica se a pessoa está ou não está protegida contra essa doença.
Em caso das mulheres que estão ou querem engravidar o exame de sangue é importantíssimo.

DIAGNÓSTICO EM GESTANTES


Mulheres que estão grávidas (até o 3º mês) que apresentam os sintomas da rubéola ou que ficaram em contato com pessoas estavam infectadas e não sabiam, sendo confirmado posteriormente, devem procurar um médico com URGÊNCIA.  Isto porque, embora a rubéola não traga grandes problemas para a mãe, pode afetar o bebê seriamente.

Para saber se o bebê está sendo (ou foi) afetado, é preciso fazer uma minuciosa checagem dos tecidos e órgãos do feto. Além dos costumeiros exames de sangue, devem ser feitos: o ultrassom morfológico (realizado ente as 18 e 22 semanas de gestação) e que avalia se há malformações no feto. Infelizmente, algumas malformações só poderão ser observadas após o nascimento, como é o caso da malformação cerebelar, ou de lesões cerebrais que causam a deficiência intelectual.

Outras complicações que pode atingir os bebês:

Audição: otites (dores de ouvido) crônicas, surdez

Visão: cegueira, catarata, gaucoma.

Cérebro: encefalite viral, microcefalia, meningoencefalite, lesões do sistema nervoso, danos no funcionamento, cerebrais, dificuldades intelectuais, autismo.

Corpo: baixo peso ao nascer, problemas no crescimento, danos no fígado e baço, diabetes, problemas hormonais, problemas cardíacos, anemia hemolítica, mal funcionamento de órgãos, malformações em geral, erupções cutâneas no nascimento, inflamação dos pulmões, púrpura (doença que dá manchas ou placas roxas (tipo batidas) na pele, órgãos e membranas mucosas (dentro da boca).

RUBÉOLA TEM CURA?

Sim, tem cura. Todas as doenças infantis têm um ciclo. Passado esse ciclo, a vida segue normalmente. E não há um tratamento específico, já que todas as doenças infantis imunizam a pessoa para o resto de suas vidas. O que se pode fazer é amenizar os sintomas, como tomar um analgésico para diminuir as dores e um antitérmico para baixar a febre (receitados por um médico) e repouso.

OBS: Só não há cura se a rubéola atingir o feto em seu período de formação (nos 3 primeiros meses de gestação).

REMÉDIOS CASEIROS RESOLVEM?

Alguns médicos costumam indicar a ingestão de líquidos para aclamar a tosse e hidratar o corpo. Segundo a sabedoria popular, alguns chás podem ajudar: como os chás de acerola, camomila, hamamélis e cístus incanus. Estas duas últimas são encontradas em casas de ervas e de produtos naturais.

 citus incanus

                                                                     hamamélis
           
                   OBS- NÃO SAIA PEGANDO PLANTAS SEM CONHECÊ-LAS DE VERDADE.

Para bebês menores de 1 ano, os médicos recomendam mel e gotas de limão com água, ambas em temperatura morna.

ATENÇÃO:

·         Os casos de rubéola pararam de ocorrer em 2009. Porém, se nossas crianças não forem vacinadas, NOVOS CASOS DA DOENÇA poderão voltar a ocorrer, como é o caso do sarampo.

A vacina que livra as crianças do sarampo, da caxumba e da rubéola é a TRÍPLICE VIRAL.


“A PREVENÇÃO É SEMPRE O MELHOR CAMINHO”

“VACINAR O FILHO É UM ATO DE AMOR”.

FONTE:
Ministério da Saúde. org.br