quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PERFURAÇÃO

Ola pessoal!

 Faz tempo que não posto atividades que realizei com meus pimpolhos.

A perfuração é uma atividade que desenvolve a coordenação motora fina, a coordenação viso motora, a concentração e a atenção. É uma atividade fácil e que as crianças gostam muito. Porém, exige um pouco de cuidado para que não se machuquem. Pode ser aplicada com crianças com e sem deficiência.

Para realizá-la basta uma folha com desenhos e com uma área pontilhada, um pedaço de EVA ou uma almofadinha (pode ser um pedaço de tecido dobrado em várias partes) e um palito de churrasco. Depois, é só colocar a folha sobre o EVA e sair perfurando.

Começo com uma parte pequena e vou aumentando a área a ser perfurada aos poucos. Para isto, procuro desenhos grandes, alegres e divertidos. Nesta fase, faço os desenhos para que perfurem uma só folha. E peço que a criança perfure bem em cima do pontinho, senão, algumas crianças acabam fazendo tão juntinho que recortam a figura.

    

Mais tarde, quando já pegaram o jeito e já conseguem perfurar o contorno do desenho todo, aumento um pouco a resistência. Como? É fácil!

Faço um desenho e depois de pronto, recorto em volta da figura, como se vê abaixo. E colo em outra folha. O local onde a criança deve perfurar deve coincidir com o local dessa colagem.


   

Depois que já fizeram alguns deste jeito, misturo os dois modos, ou seja, perfuração simples  e com resistência . Nestes exemplos, a perfuração simples (de 1 folha só) está do lado mais externo. Já no pontilhado interno, com resistência. 

  

E aí vou criando e inventando novos jeitos: ás vezes, deixo pontos com resistência mais distantes uns dos outros, outras vezes, mais ou menos na mesma distância dos pontos externos.
 

Outras vezes, faço pontos intercalados de modo que a criança faça uma perfuração simples e outra com resistência.

 

Ora junto todos os pontos num determinado espaço, ora os espalho pela figura.
  


Por fim, podem ser utilizados em caminhos simples. Este exemplo é bem complexo e foi realizado por uma criança sem deficiência e em série mais avançada. Mas, podem ser feitos por deficientes desde que se obedeça uma progressão. E veja como ainda se atrapalhou nos laços do traçado.


Espero que tenham gostado da sugestão.