quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

CONTANDO DE 10 EM 10

Os atendimentos recomeçaram. E após uma pequena revisão para verificar o que ficou na memória dos conteúdos do ano passado, notei que esta criança se confundia toda na contagem de 10 em 10.

Enquanto terminava de fazer um exercício, preparei sobre um móvel as Barras Vermelhas e Azuis, um material montessoriano. Este material tem 10 cm em cada cor. Ele é todo em madeira e depois pintado como se vê na foto.

Podemos trabalhar várias conteúdos com este material. Eu o usei para trabalhar a contagem de 10 em 10 como objetivo principal. Para isso, a criança passou a transportar do móvel para a mesa trabalho, segurando cada barra pelas pontas e com dois dedos (indicador e médio). Ela começou pela barra menor e foi ajeitando sobre a mesa na sequência.

 Expliquei como deveria colocar sobre a mesa



                                       

Depois de montada questionei sobre qual barra era a maior, a menor, a mais longa, a mais curta, a intermediária. E ela foi respondendo a contento.

Mostrei a menor e disse que valia 10. Coloquei a barra no lugar. Peguei a segunda barra e apontando a parte vermelha disse: "vale 10" e  em seguida, apontando para a parte azul disse: "vale 10". E passando o  indicador sobre as duas partes disse: "vinte".

Repeti da mesma forma com a terceira barra e ao final disse: "trinta" e deixei que ela fizesse o restante. Ela quis recomeçar e repetiu direitinho. Trabalhamos o desenho das barras no caderno.

E antes de dar por encerrado o trabalho, voltamos a contar de 10 em 10, apenas olhando para as barras. E não é que acertou tudo novamente?

Mas não é só a contagem que podemos trabalhar com essas barras. Trabalhamos o sensorial com o simples manuseio. À medida que as barras vão aumentando de tamanho a criança percebe diferentes medidas. Ao dizer as palavras ligadas ao conteúdo trabalhado, desenvolvemos a oralidade e a compreensão dos fatos matemáticos.