segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ATIVIDADES SENSOPERCEPTIVAS

Todo início de ano é a mesma coisa: crianças novas chegam e é preciso avaliá-las para saber por onde começar a trabalhar. Durante a avaliação proponho algumas "atividades sensoperceptivas". Faço isto para todos.

O que é isto? São atividades ou exercícios simples e fáceis que vão desenvolver a parte sensorial e a parte perceptiva e que pode ser aplicada desde a criança com ou sem deficiência intelectual. Ao mesmo tempo, a parte motora também é desenvolvida transformando-se, pouco a pouco, em "habilidades".

São atividades em que perceber detalhes, posições, igualdades e diferenças é muito importante. Atividades que desenvolvem as habilidades de colorir com lápis, recortar com tesoura e colar. 

Começo com exercícios simples e a medida que nossos encontros acontecem, vou "complicando" um pouco. O objetivo é perceber quem tem dificuldades para tentar melhorar ou sanar o problema.



Este exercício é composto de dois quadrados exatamente iguais. Num colocamos o que queremos e no outro a criança repete o que foi feito. Neste, alguns quadradinhos são coloridos de azul e outro fica em branco. A criança deve observar e copiar no outro exatamente como o anterior.

Vejam outros exemplos:

 

 
As figuras 1 e 4 trabalham o posicionamento das letras.