sexta-feira, 19 de agosto de 2011

BRICOLAGEM

Bricolagem é a técnica de colar vários materiais não convencionais. Ela trabalha a sensibilidade tátil, preensão e a coordenação motora fina.
Bricolagem com material de costura


Pode-se colar : areia, terra, folhas, sementes, macarrão, pedras etc.Trabalhei a bricolagem com vários materiais que podemos encontrar na escola, como aparas de lapis, roluninhos feitos com revista ou jornal, lantejoulas, areia etc. Pode=se, ainda, utilizar esta técnica mesclada com pintura a lápis ou com tinta. O resultado é sempre muito bom. Vejam


.














bricolagem com apara de lápis


com canudinhos de folhas de revista 
com vários materiais.(aparas, fósforos, lantejoulas, 
pedaços de forminhas de papel) com pintura a lápis.

ARRANJE OS MATERIAIS E DEIXE A CRIATIVIDADE COM AS CRIANÇAS.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

SISTEMA DE PROCESSAMENTO SENSORIAL


Assim que as informações visuais, auditivas e táteis-quinestésicas chegam aos hemisférios cerebrais competentes são distribuídas para as zonas de processamento específicas que se localizam nos lobos cerebrais. Estes trabalham de forma independente, como um trabalho especializado. Mas também, na interdependência e na inter-relação com outros lobos.

Como especialistas neurossensoriais: o lobo occipital processa as informações visuais. Os lobos temporais, as informações auditivas e os lobos parietais, as tátil-quinestésicas. Dessa forma, cada modalidade neurossensorial também tem sua função receptiva, integrativa e expressiva. Ou seja, discrimina, identifica, analisa, sintetiza, compreende, integra, conceitua, memoriza, organiza, planifica e decide.

As aprendizagens humanas necessitam que uma modalidade se converta em outra como na leitura e escrita. E para que isto aconteça, há necessidade que esses lobos estejam íntegros e desempenhando suas funções adequadamente.

Fonte:
FONSECA, Vitor da. Introdução às Dificuldades de Aprendizagem: Porto Alegre, RS, Artes Médicas, 1995