terça-feira, 1 de março de 2011

INFLUÊNCIA EXTERNA NO DESENHO DAS CRIANÇAS

Dos 5 aos 9 ou 10 anos, as crianças sentem prazer em desenhar . Nada é difícil ou impossível nessa tarefa.Também sentem prazer em colorir seus desenhos. Como diz Philipe Greig (2001), essa é a “época de ouro” do desenho infantil.

Com traços ainda imprecisos, os desenhos infantis possuem uma beleza sui generis. Revelam a maneira como percebem a realidade à sua volta, mostra como ensaiam vários pontos de vista,  posições,  noções de perspectivas e amadurecem na percepção dos detalhes.


Na medida em que as crianças crescem, os desenhos infantis ganham um aspecto mais realista. Aparecem os movimentos e já apresentam um contexto histórico: a figura humana estã num determinado lugar e fazendo alguma coisa. Aprimoram o traço. Em breve, construirá um cenário completo, local onde se desenrolará uma história com começo, meio e fim. E como são criativos!


No entanto, muitas das atitudes dos adultos influem negativamente nos desenhos infantis. Os pais, “cheios de boa intenção”, acreditando que estão ajudando os filhos a melhorarem o traço (adquirir coordenação motora), aproveitam a fase de interesse gráfico e oferecem para as crianças, uma porção de "revistinhas de colorir". Na escola, mais desenhos prontos, desta vez, selecionados e xerocados. 

Diante desta avalanche de "desenhos prontos" só resta à criança, a tarefa de colorir. Tarefa da qual, logo se cansa. O divertido no colorir é continuar dando asas à imaginação. E com os "desenhos prontos", a criança não faz. Por isso, apenas colorir a desinteressa tão rápido. Sem pensar, sem puxar da memória a lembrança da forma dos objetos que quer registrar, sem estudar onde esses objetos ficarão em maior evidência no espaço disponível, sem dar asas a imaginação e sem encontrar uma história, um contexto ou uma situação, a criatividade definha. Vejam um exemplo disto:


 Neste desenho, a criança começava a sentir os efeitos dos "desenhos prontos".  Como atividade inata dos seres humanos, o desenho ainda resiste por um tempo. Mas, apesar da figura principal mostrar-se intacta, as figuras de fundo já se mostram reduzidas a elementos mínimos. A resistência do desenho está justamente nos movimentos  e leveza apresentados pelas figuras de fundo, como uma espécie de disfarce.da confusão que a criança vive no momento. 


Os "desenhos prontos" significam, para a criança, o "ideal de perfeição" que ela "tem" que conquistar. Já não basta desenhar. "Precisa" desenhar bem. 


E o ato de desenhar como criação, como expressão, como atividade lúdica, relaxante e estimulante, se transforma numa obrigação, num dever. Quando isto acontece, a criança perde a criatividade de vez. Novamente, é a figura humana quem mostra a confusão que se instala na criança:



Nestes exemplos, as figuras humanas estão reduzidas  aos elementos mínimos que constituem o corpo humano. As deformidades (seja por falta ou por excesso) mostram a confusão que se instala nas crianças e em seu grafismo.


Aguardem a volta deste assunto, com outras interferências.

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