segunda-feira, 25 de abril de 2011

RESOLVENDO A DÚVIDA DE UMA LEITORA

Dentre as pesquisas feitas no Google e que apareceram neste blog, uma chamou minha atenção.  A pergunta feita foi a seguinte: A CARIMBAGEM COM AS MÃOS DESENVOLVE O QUE?




Com certeza, posso responder.a esta questão.Tudo o que se faz com o corpo desenvolve algum lugar do próprio corpo. A carimbagem com as mãos ou com os pés desenvolve o sensorial, ou seja, a  sensibilidade. 

Sentir o geladinho da tinta molhada nas mãos ou pés aguça a sensibilidade existente na pele.. Quando a tinta seca, a sensação ou sensibilidade é outra, bem diferente. Sentimos  a tinta repuxar a pele. Se a primeira é uma sensação estranha, mas agradável; a segunda, ao contrário, é mais estranha e desagradável. Cada uma das sensações experimentandas são assimiladas pelas terminações nervosas existentes na camada inferior da pele e encaminhada para as áreas cerebrais táteis e lá, são transformadas em experiências e, posteriormente, em vivências. Estas, são encaminhadas  para a zona da memória tátil. E será utilizada quando for necessária.

Muitas crianças nunca tiveram a oportunidade de mexer com lama, com terra, ou de  ficar com as mãozinhas sujas.. Para as crianças, todas as sensações são importantes, não só para a faixa etária em que a criança se encontra, mas para toda a vida. É o mesmo processo da pintura a dedo.

Quem quiser explorar ainda mais estas sensibilidades, podem fazer "papas" mais ralas ou mais grossas com legumes e cereais (cenoura, beterraba, arroz, feijão cozidos e amassados sem tempero) e deixar as crianças mexerem à vontade. Apertar, espremer e sentir essas papas por entre os dedos são experiências que as crianças jamais esquecem. mas, se não quiserem ter trabalho, o comèrcio tem prontas. São as famosas "Melecas", vendidas em pequenos potes  plásticos. São coloridas e interessantes. O único cuidado é que as crianças pequenas não podem colocá-las na boca,  porque não.são feitas com  produtos naturais.
.


Foto encontrada no site "O Mundo encantado da Lili", https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEin0GX_QfoXVr-xBO65byFbmEnZF694bAOjRkpJ7IFjfvtevHnWcZ7Q6VA1EJmUS6hrsRsRizfILc-tuN1A9FnhFUl3lG0ya9kOt-odvKbM2udslfmSpmjcM0MzyrONU02y9RT1LCg454M/s104/DSC01280+com+as+m%25C3%25A3os.JPG, a quem agradeço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário