quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

RESPONDENDO AS DÚVIDAS SOBRE OS ÁSPERGERS

1- OS AUTISTAS SÃO AGRESSIVOS?


Na maioria das vezes, os Aspergers afirmam que “o mundo parece esmagá-los”. Por isso, ficam ansiosos e podem entrar em crise.

As pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) são hipersensíveis com estímulos que surgem do ambiente. Muitos são hipersensíveis a barulhos e ruídos, outros são hipersensíveis a água, areia, terra, que estão relacionados com o sensorial. Outros tem aversão relacionados a certos alimentos e assim por diante. Diante destas hipersensibilidades, as pessoas com TEA não sabem como agir. Ficam ansiosas e irritadas. Tudo isto ocorre por conta de um estímulo deflagrador da crise de hipersensibilidade proveniente do ambiente. Por exemplo: um ambiente muito barulhento, tentar colocá-los para mexerem ou andarem descalços na areia, na terra ou na água.

Devemos lembrar que, normalmente, pessoas com autismo NÃO SÃO AGRESSIVAS. Mas, em uma crise de hipersensibilidade, isso pode vir a acontecer. As pessoas com TEA, diante desses estímulos, não entendem o que está acontecendo e, justamente por essa incompreensão, podem reagir com maior ou menor agressividade. Podem sair correndo para buscar um lugar menos barulhento, podem gritar, chorar, atirar coisas ao chão ou jogar-se ao chão, como numa birra. Mas também podem morder, chutar ou bater em alguém que queria, simplesmente, tentar acalmá-las.

Cito como exemplo, uma festa de aniversário em que uma criança com TEA é convidada. Ela chega a essa festa calma e tranquila. Outras crianças chegam e se juntam às que já estavam lá para brincarem. Pouco depois e durante a brincadeira. as crianças colocam-se a gritar. A criança com TEA fica irritada, impaciente e incomodada. Ela não entende por que as crianças gritam e tampa os ouvidos com as mãos para não ouvir os gritos. E como as crianças não param, ela reage da forma como sente vontade naquele momento, ou seja, agressivamente. 

Pais atentos logo percebem o incômodo do filho e o retiram dali em busca de um lugar mais tranquilo e quieto. E ficam ali até que se acalme. Quando a criança com TEA já se acalmou, os pais conversam com ela e explicam o ocorrido. Só então, voltam para a festa.

2- PESSOAS COM TEA PODEM MUDAR DE GRAU?



Sim, podem. Tanto do grau severo para o moderado, como do moderado para o grau leve, dependendo se houve um atendimento terapêutico precoce.  Mas o inverso também é verdadeiro, caso não o tenha tido.

3- PARA TER ATENDIMENTO NÃO PRECISA DO DIAGNÓSTICO?
O maior inimigo das pessoas com TEA e com Síndromes que causam a deficiência intelectual é, sem dúvida, o TEMPO.  Geralmente os diagnósticos são demorados porque envolvem muitas áreas do conhecimento e pelas mãos de muitos profissionais.

4- COMO É O TRATAMENTO DO AUTISMO?


Apesar do autismo em qualquer grau não ter cura, precisa ser tratado. E o tratamento é multiprofissional, ou seja, precisa do acompanhamento de vários profissionais, porque as áreas afetadas são diversas podendo haver ou não comorbidades (outros problemas de saúde associados ao TEA).

MÉDICOS – O TEA precisa ser examinado por vários deles: pediatras, neuropediatras, (em crianças e adolescentes) e psiquiatras. Se for adulto bastam: o neurologista e o psiquiatra. Alguns casos necessitam de medicamentos específicos para combater sintomas relacionados com algumas comorbidades ou no tratamento de problemas diversos do comportamento.

TERAPEUTAS – O TEA precisa de muitos terapeutas devidos a várias áreas afetadas. Entre elas:

a) FONOAUDIÓLOGO – para cuidar dos problemas de fala e de comunicação que são comuns em autistas. Nas sessões, vários exercícios são apresentados para aumentar o vocabulário e melhorar a entonação de voz. Jogos e brincadeiras são usados para atrair e trabalhar a atenção das crianças autistas.

b) PSICÓLOGO – para cuidar dos problemas emocionais agressão, hiperatividade, compulsividade e dificuldade para lidar com a frustração.

c)PSICOPEDAGOGO – para cuidar das aprendizagens escolares.

d)TERAPEUTA OCUPACIONAL – trabalha com autistas com dificuldades motoras graves e no tratamento precoce.

e) NUTRICIONISTA - Muitos autistas apresentam resistência a alimentos. Alguns alimentos podem agravar ou melhorar os sintomas do autismo, como por exemplo, os que incluem leite e seus derivados porque esses alimentos incluem uma substância chamada CASEINA. Devem ser abolidos alimentos que contém glúten, farinha de trigo, cevada, centeio e alguns tipos de aveia Alimentos Industrializados e com corantes devem ser ingerados com moderação ou retirados de vez. Por isso, a atenção ao que a criança come deve ser redobrada. É melhor oferecer alimentos saudáveis por serem mais ricos em antioxidantes e em ômega.

f) PSICOMOTRICISTA – é uma especialista que ajuda as crianças a focar a atenção em uma coisa de cada vez através de brincadeiras e jogos, Ao mesmo tempo, ensina a criança a trabalhar certos aspectos importantes tanto para a vida como para as aprendizagens escolares, como por exemplo: amarrar os sapatos, abotoar camisas, dar nós e laços etc, ajudando a controlar os movimentos e combater os movimentos repetitivos comuns aos autistas.

g) MUSICOTERAPEUTA – Todos sabemos que a música nos ajuda a entender nossas emoções e nos faz interagir com o mundo a nossa volta. O objetivo não é cantar ou dançar, Nem tampouco aprender a tocar um instrumento qualquer. O objetivo principal é saber ouvir e expressar-se por meio de sons que os instrumentos produzem em ambiente leve e agradável.

h) EQUOTERAPIA – é a terapia realizada com cavalos. Essa terapia ajuda a manter a postura do corpo, a coordenação motora, o controle da respiração e desenvolver a autoconfiança. Para isso, a criança precisa aprender a controlar o animal, com sessões semanais que varia de 30 minutos a 1 hora. A equoterapia não é boa apenas para autistas, mas para todos os tipos de deficiência intelectual, inclusive a paralisia cerebral. No entanto, por não ser muito conhecida, esta é ainda, uma terapia cara, infelizmente.